8 de julho de 2015

Curso de escrita científica traz novidades

Como parte da programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, haverá mais uma edição do curso “Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem”, que será ministrado pelo docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) Valtencir Zucolotto.

Zuco-_mini_curso-_SBPCO curso terá duração total de oito horas, e será dividido em três tópicos principais: estrutura, linguagem e processo editorial, este último tópico sendo uma novidade no curso. “Falarei sobre como o artigo é processado pelo editor da revista para a qual o autor enviou seu artigo científico. Serão discutidas estratégias que poderão ser utilizadas pelos autores para impedir que o artigo científico seja negado imediatamente, fazendo uma análise sobre toda dinâmica do processo editorial das atuais revistas de alto impacto”, detalha Zucolotto, que atualmente é editor associado do Journal of Biomedical Nanotechnology.

Ele afirma que o novo tópico incluso é de grande importância, uma vez que a grande maioria dos artigos científicos é negada antes da revisão pelos referees, pelo fato de haver muito mais submissões do que espaço para processá-las e publicá-las. “70 a 80% dos manuscritos são negados imediatamente, sem sequer chegar ao referee. O editor, que é o primeiro a ter acesso ao artigo, lê alguns pontos específicos logo de imediato, como abstract e título. Darei dicas de como inserir essas informações de maneira adequada, impedindo assim a rejeição imediata”, explica o docente.

Confira abaixo a ementa do curso:

– aula 1: Introdução, Relevância e Motivação. Modulo 1: O Gênero Literário da Escrita Científica; O Artigo Científico Regular;

– aula 2: Estrutura (Linguística e Modelos). Módulo 2: Estrutura 1: Abstract; Módulo 3: Estrutura 2: Introduction; Módulo 4: Estrutura 3: Results and Discussion, Conclusion;

– aula 3: Linguagem. Módulo 5: Estilo; Linguagem 1: Especificidade, Complexidade e Ambiguidade; Módulo 6: Linguagem 2: Redundâncias, Ação no Verbo, Ritmo de Escrita; Módulo 7: Linguagem 3: Plain English, Estrutura de Parágrafos: Topic Sentences;

– aula 4: O Processamento de Manuscritos e o Processo editorial: Como evitar que meu artigo seja negado imediatamente pelo editor.

As inscrições para o mini curso poderão ser feitas no momento de sua realização.