12 de julho de 2015

Iniciou-se a Escola de Física Contemporânea 2015

EFC_logo_200Iniciou-se nesse domingo, dia 12 de julho, a Escola de Física Contemporânea 2015 – EFC 2015, um evento que ocorre anualmente no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), com o intuito de imergir estudantes do ensino médio no mundo da pesquisa, para que possam compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento e das riquezas de nosso país. A Escola tem como objetivo destacar o papel do físico no setor industrial, mostrando que o profissional da área da Física não atua apenas no universo acadêmico, tendo uma ampla opção de trabalho em diversas empresas, tais como spin-offs do próprio IFSC e companhias multinacionais.

A programação da EFC 2015 inclui aulas expositivas e experimentais ministradas por professores da Universidade de São Paulo, que abordarão tópicos de Física Clássica e Física Moderna; palestras sobre temas atuais da Física; bem como visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC/USP. Após uma semana repleta de conhecimento do universo da Física, esses estudantes – sempre acompanhados por monitores do IFSC, tanto no Campus, quanto no hotel – apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso, em forma de seminários baseados nos moldes dos congressos internacionais.

Neste ano, participam trinta alunos oriundos de Belo Horizonte (MG), Cariacica (ES), Caruaru (PE), Chapecó (SC), Espírito Santo Do Pinhal (SP), Fortaleza (CE), Goiania (GO), Governador Valadares (MG), Guarulhos (SP), Indaiatuba (SP), Nova Aurora (PR), Santo André (SP), Santo Antônio Da Platina (PR), São Carlos (SP), São José Dos Campos (SP), São Paulo (SP), Timon (MA), Teresina (PI), Vinhedo (SP) e Vitória (ES).

Os seguintes membros do IFSC/USP integram a comissão organizadora do evento: Prof. Dr. Tito J. Bonagamba (Diretor do Instituto), Prof. Dr. Fernando F. Paiva, Prof. Dr. Frederico Borges de Brito, Prof. Dr. Rodrigo Gonçalves Pereira, Prof. Dr. Sérgio Ricardo Muniz, e Mariana Rodrigues (Secretária do evento).

Prolongando-se até o dia 18 de julho, este evento terá cobertura integral da Assessoria de Comunicação do IFSC/USP.

Para obter outras informações sobre a Escola, acesse AQUI.