19 de junho de 2015

Competição nacional “Sua ideia na prática”

Entre os dias 30 de abril e 9 de junho, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) sediou o evento “Sua ideia na prática”, uma iniciativa da Ideation Brasil, start-up fundada por ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de incentivar o lado empreendedor de estudantes universitários do país.

Em São Carlos, a competição foi liderada por alunos dos cursos de graduação da EESC, e teve a duração de cinco semanas, com um encontro presencial toda semana, tendo o objetivo de desenvolver ideias que pudessem transformar-se em algum tipo de negócio. “Na última semana do evento, as equipes participantes apresentaram seus projetos para uma banca composta por cinco jurados e formada tanto por professores universitários como por empreendedores em início de carreira”, explica Rodrigo Faria Matheucci, um dos organizadores do evento.

EESC-_Sua_ideia_na_praticaA competição ocorreu em diversas cidades, sendo que São Carlos bateu o recorde de participantes do país. Ao todo, houve 120 inscritos de diversas Unidades da USP, incluindo alunos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), e de outras universidades, como Unesp e UFSCar.

Rodrigo, que também faz parte do Clube de Empreendedorismo da USP São Carlos, comentou sobre a dificuldade em atrair alunos para participação de eventos diversos. Porém, em relação ao “Sua ideia na prática”, ele conta que o formato diferenciado e dinâmico do evento trouxe um retorno muito maior. “Como notamos grande interesse dos participantes na competição, daremos continuidade ao projeto através de encontros periódicos e a realização de uma nova edição do evento em 2016”, adianta Rodrigo.

Na competição, o IFSC também se fez presente, não somente através da participação de alunos da Unidade, mas também em relação à colaboração na divulgação do evento, fornecendo a impressão de todos os materiais utilizados, como flyers, banners, cartazes etc.

Para conhecer os vencedores da competição em São Carlos, clique aqui.