19 de junho de 2015

Mecanismos Neurais do Olfato

Decorreu na manhã do dia 19 de junho, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), mais um Colloquium diei, onde o Prof. Dr. Fábio Marques Simões de Souza, da Universidade Federal do ABC (UFABC), ministrou a palestra Mecanismos Neurais do Olfato.

Animais utilizam o olfato para identificar alimentos, parceiros sexuais e predadores. Comportamentos olfatórios inatos e aprendidos são essenciais para a identificação de informações ambientais fundamentais para a sobrevivência de muitas espécies. Porém, apesar da ampla importância do olfato, os mecanismos neurais dessa capacidade ainda não são completamente entendidos.

O grande desafio é compreender como o cérebro interpreta os sinais ambientais e transforma essas informações para guiar o comportamento. As bases computacionais do olfato podem ser estudadas utilizando a construção de modelos computacionais, o registro da atividade elétrica do córtex olfatório e a manipulação da percepção olfatória por fármacos que agem nas vias de sinalização bioquímica associadas com a transdução em neurônios sensoriais olfatórios.

FABIO_SOUZA_350Com isso, em sua palestra, Fábio Souza apresentou os resultados de estudos recentes realizados para se entender efeitos de alterações na atividade da camada receptora do sistema olfatório de ratos, sobre a atividade elétrica do córtex olfatório e o comportamento observado em procedimentos de discriminação de odores.

Souza tem graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Psicobiologia, também pela USP, e pós-doutorado pela The University of Texas, EUA, University of Colorado, EUA, Osaka University, Japão, pelo Okinawa Institute of Science and Technology, Japão, e Instituto de Medicina Molecular, Portugal. Além disso, o docente realizou curso técnico e profissionalizante na ETEP Faculdades, no interior de São Paulo.

Atualmente, Fábio Souza é pós-doutorando na USP, tendo experiência em Biofísica, com ênfase em Biofísica de Processos e Sistemas, atuando com olfato, neurociência e neurociência computacional.