17 de junho de 2015

Escola de Física Contemporânea – 2015

Terminou, no dia 08 de junho, o prazo para a pré-inscrição na Escola de Física Contemporânea do IFSC/USP (EFC-2015), um evento de extensão que ocorrerá nas instalações do Instituto de Física EFC_2015-150de São Carlos, entre os dias 20 e 26 do próximo mês de julho.

Com periodicidade anual e com o objetivo de congregar, ao longo de uma semana e em regime parecido com internato, alunos talentosos do ensino médio que apresentam interesse particular pela área de Física, os selecionados (que serão conhecidos no dia 30 de junho) terão a oportunidade de assistir a aulas ministradas por professores da USP, de conviver com cientistas de um dos maiores centros de pesquisa multidisciplinar da América Latina, de visitar laboratórios de pesquisa do mais alto nível e de conhecer indústrias de tecnologia de ponta que nasceram dentro dos laboratórios de pesquisa do IFSC.

No final da EFC-2015, os alunos, em grupos de três, serão submetidos a uma prova final de avaliação, realizada em forma de seminário.

Nesta edição de 2015 inscreveram-se 212 alunos, com o estado de São Paulo a apresentar o maior contingente, logo seguido pelos estados de Goiás, Minas-Gerais, Bahia e Paraná, além de outros alunos oriundos dos estados de Santa Catarina, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Alagoas, Distrito Federal, Ceará e Amazonas.

Como curiosidade, registra-se nesta edição um recorde de participações de alunos da cidade de São Carlos e região, num total de 37, oriundos não só de nossa cidade, como também de Araras, Araraquara, Ribeirão Preto, Brotas, Descalvado e Ibaté.

efc2014-500

Participantes da EFC-2014, com professores e monitores