8 de junho de 2015

US$ 1 milhão em bolsas de estudo

O Google vai financiar pesquisas acadêmicas de ponta em computação em universidades da América Latina, sendo que no total, a empresa pretende gastar US$ 1 milhão com bolsas de mestrado e doutorado em até 20 projetos de pesquisa ao longo de três anos.

O programa, que foi anunciado no dia 1º de junho, durante evento em Belo Horizonte, receberá inscrições de projetos de computação, engenharia e áreas relacionadas até o dia 6 de julho pela internet.

Os mestrandos selecionados receberão bolsa de US$ 750 (R$ 2.384) ao longo de, no máximo, dois anos. Os alunos de doutorado poderão receber bolsa de US$ 1.200 (R$ 3.814) por até três anos. Os professores orientadores também recebem pelo trabalho no projeto de pesquisa.

Com a valorização do dólar, as bolsas oferecidas pela empresa norte-americana são mais atrativas que aquelas fornecidas pela Capes, órgão federal de fomento da pós-graduação. Hoje a bolsa de mestrado da Capes é de R$ 1.500 e a de doutorado é de R$ 2.200.

Qualquer professor de universidade brasileira poderá inscrever seu projeto de pesquisa e concorrer ao financiamento.

De acordo com o diretor de Engenharia do Google, Berthier Ribeiro Neto, a seleção levará em conta três critérios: alinhamento com a estratégia da empresa, potencial impacto da pesquisa e qualidade geral do projeto.

A previsão é que os vencedores sejam anunciados em agosto.

Para se inscrever, clique AQUI.