29 de maio de 2015

Campus debate proposta de adesão

Decorreu na tarde do dia 28 de maio, DEBATESISUENEM01_300no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o SiSU-ENEM – Debate sobre a inclusão da USP, um evento promovido pelo Conselho Gestor do Campus USP – São Carlos e aberto ao público, onde foi debatida a proposta da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo de aderir ao SiSU-ENEM (Sistema de Seleção Unificada/Exame Nacional do Ensino Médio), como parte de avaliação para ingressantes da nossa Universidade, a partir de 2016.

O debate, que foi presidido pelo Diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) e presidente do Conselho Gestor do Campus, Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira Martins, contou com a participação da Profa. Dra. Maria Paula Dallari Bucci, docente da Faculdade de Direito da USP e Procuradora Chefe da Universidade, e do Prof. Wagner Souza dos Santos, responsável pela Coordenadoria de Ingresso na Graduação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

DEBATESISUENEM03_-_350No início do evento, Maria Bucci ressaltou o conceito do Sistema de Seleção Unificada, bem como o contexto do surgimento do SiSU. De acordo com ela, o interesse do Conselho de Graduação em discutir a proposta de adesão ao SiSU-ENEM, demonstra uma ansiedade da Universidade de São Paulo, que já foi observada em outras instituições de ensino superior do Brasil, que adotaram essa forma de avaliação, sem arrependimentos. É importante que a USP reconcilie essa ideia, permitindo que os ingressantes possam realizar uma única prova. Gostaria muito que a Universidade pensasse nesse sistema com bastante carinho, porque isso deverá permitir uma agenda de educação mais ampla, disse a docente, que já foi secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação – MEC, entre 2008 e 2010.

Outra vantagem do ENEM, destacada por Bucci, DEBATESISUENEM02_250é a acessibilidade que os alunos de todo o Brasil têm para realizarem os vestibulares, uma vez que a prova da Fundação Universitária para o Vestibular – FUVEST (atual sistema de avaliação para ingresso utilizado pela USP) é aplicada apenas no estado de São Paulo. Muitos estudantes não têm oportunidade de virem à São Paulo para realizarem o vestibular da FUVEST. Já o ENEM é aplicado em todos os estados do Brasil, sendo também uma porta de acesso para outras instituições de ensino, além da USP, afirmou ela, tendo acrescentado que essa possível integração da Universidade com esse sistema nacional é muito importante para sua própria história, vocação e referência, e para maior captação de alunos de qualidade. Ficarei muito feliz se a USP entrar no SiSU; isso seria uma virada muito importante e simbólica, finalizou.

DEBATESISUENEM04_-_350Posteriormente, o Prof. Wagner Santos também destacou as várias vantagens do SiSU-ENEM, tendo citado os dados do processo de ingresso da UFSCar, que aderiu ao referido sistema a partir de 2011. Em sua fala, o docente ainda abordou a ampla divulgação de cursos originada pelo SiSU, bem como os números positivos de inscritos de outros estados na UFSCar, através do ENEM. Em 2012, por exemplo, 95% de alunos do estado de São Paulo prestaram prova para entrarem na UFSCar. Já em 2015, esse número abaixou para 92%, o que representa o aumento das inscrições de alunos de outros estados brasileiros. O SiSU é um processo mais dinâmico e tem trazido números crescentes de estudantes à UFSCar, concluiu ele.

Em seu discurso, o Prof. DEBATESISUENEM05_-_350Carlos Martins relembrou que, antes de aderir ao SiSU-ENEM, é preciso que a Universidade de São Paulo comece a experimentar esse processo, respeitando a vontade, bem como o nível de segurança das diferentes unidades que constituem a USP. Em 2016, com esse sistema nacional, a USP poderá disponibilizar 14,9% do total de vagas. Portanto, estamos falando de 1.550 vagas disponíveis neste processo, afirmou o diretor do IAU/USP.

Por fim, Martins abordou a transparência do ENEM, em relação ao que acontece na FUVEST, tendo consubstanciado essa afirmação, atendendo a que, segundo ele, a Fundação, inclusive, não divulga o resultado final dos candidatos, por ser uma informação sigilosa.