1 de maio de 2015

Concerto com USP-Filarmônica

Uma vez mais, o Teatro Municipal de São Carlos lotou sua capacidade em mais uma extraordinária apresentação da USP-Filarmônica , no âmbito da parceria Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos, um concerto que ocorreu na noite de 29 de abril.

Sob a regência do maestro José Gustavo Julião de Camargo, a USP- Filarmônica apresentou um repertório clássico, com a participação de cinco extraordinários jovens solistas, emanados da própria orquestra.

uspfi500

Assim, Lincon Mendes (contrabaixo) destacou-se na interpretação do Concerto nº 2 em Si menor para Contrabaixo e Orquestra – I e Allegro, obra de Giovanni Bottesini (1821-1889), enquanto Igor Picchi Toledo (clarinete) contagiou o público na interpretação do Concerto para Clarinete em A maior, K 622 (I Allegro – (II) Adagio e (III) Rondó), de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

clarineta1-500

Por seu turno, Ladson Bruno Mendes (violoncelo) colocou toda sua técnica, inspiração e sensibilidade na interpretação do Concerto em mi menor para Violoncelo e Orquestra, Opus 85 (I – Adagio; Moderato), de Edward William Elgar (1857-1934). Por último, destaque para a impressionante interpretação dos solistas Anderson Oliveira (violino), Ladson Bruno Mendes (violoncelo) e Gladys Pádua (piano), no Concerto para violino, violoncelo e piano em Dó Maior, Opus 56 (I – Allegro), de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

cielo1-500

Este concerto teve os apoios da Prefeitura Municipal de São Carlos, por intermédio da Coordenadoria de Artes e Cultura, na pessoa de seu coordenador, Roberto Mori, do Reitor e Vice – Reitor da USP, nomeadamente os Profs. Drs. Marco Antonio Zago e Vahan Agopyan, dos Pró – Reitores de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária, Profs. Drs. Antonio Carlos Hernandes, Bernadette de Melo Franco, José Eduardo Krieger e Maria Arminda Arruda, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), nas pessoas de seu Diretor, Prof. Dr. Tito José Bonagamba e do Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão de nosso Instituto, do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do Campus USP de São Carlos, na pessoa de seu Presidente, Prof. Dr. João Marcos de Almeida Lopes, da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), na pessoa de seu Diretor, Prof. Dr. Fernando Luis Medina Mantelatto, do Departamento de Música da FFCLRP-USP, na pessoa de seu chefe e curador, Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi, e do Núcleo de Pesquisa, Ciências da Performance e Música da FFCLRP-USP.

clarineta2

O próximo evento cultural inserido na parceria “Concertos USP Filarmônica / Prefeitura Municipal de São Carlos”, que ocorrerá no Teatro Municipal de São Carlos, realiza-se no dia 27 de maio, cuja programação será divulgada em breve.