Notícias

5 de dezembro de 2014

USP – Filarmônica lota auditório do IFSC

Chamada200O Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP) recebeu no dia 02 de dezembro, pelas 20h, o último concerto de 2014 em comemoração ao 80º aniversário da USP e ao 20º do Instituto de Física de São Carlos, com a apresentação da USP – Filarmônica, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), que encantou o público com um repertório natalino. O concerto, que contou com a regência do maestro José Gustavo Julião de Camargo, teve, também, a participação de Debora Ramos Peyneau (soprano), Karen Stephanie (soprano) e Vania Lucas (cantora).

Por sua vez, o Na abertura oficial do evento, o Prof. Dr. Tito J. Bonagamba, Diretor do IFSC-USP, agradeceu a gentileza do maestro Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi (FFCLRP-USP) – igualmente presente no evento – em trazer 01Tito300mais um concerto para o Campus USP – São Carlos, bem como a presença do maestro José Gustavo e de todos os integrantes da orquestra – docentes, funcionários e alunos da FFLRP-USP – bem como a todos que participaram e assistiram ao evento. Além disso, o Diretor do IFSC ressaltou que, além dos concertos que ocorreram ao longo deste ano em comemoração aos aniversários da Universidade de São paulo e do Instituto de Física de São Carlos, outras apresentações poderão ocorrer em 2015. Os apoios da Prefeitura de São Carlos, do Departamento de Música da FFCLRP, através do Chefe Prof. Dr. Gustavo Silveira Costa, bem como do Presidente do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão USP – São Carlos, Prof. Dr. João Marcos de Almeida Lopes, também foram sublinhados pelo Diretor, que aproveitou a ocasião para desejar um Feliz Natal e excelente ano de 2015 a todos os presentes.

02-Russomanno200Prof. Rubens Russomanno agradeceu o apoio do Diretor do Instituto: Ele é um dos parceiros mais prioritários que nós temos hoje na Universidade e é uma alegria e satisfação poder apresentar este concerto no Campus USP – São Carlos como um projeto da mais alta importância, disse ele. Na oportunidade, o docente também ressaltou as apresentações que decorrerão em 2015 que, além do repertório sinfônico, deverá trazer obras de óperas barrocas e contemporâneas, entre outros estilos. Ainda em seu discurso, Rubens Russomanno aproveitou o momento para destacar a relação entre a música e a física, tendo dissertado sobre uma teoria de Galileu Galilei, que viabilizou a ópera como gênero musical. Em 1581, o físico escreveu um diálogo onde recuperou toda a dimensão expressiva da tragédia grega, resultando na criação dos gêneros de ópera, oratória e cantata, completou.

Durante o concerto foram apresentadas obras de Franz Joseph Haydn (1732-1809), Georg Friedrich Händel (1685-1759), Antônio Carlos Gomes (1836-1869), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Claudio Santoro (1919-1989), Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994), Vitor Zafer (1989), Fernando Emboaba (1988) e 03Juliao-200Rafael Fortaleza (1989).

Minutos antes de encerrar o concerto, o maestro José Gustavo falou sobre a importância de levar a USP – Filarmônica a outras cidades além de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, tendo agradecido a todos os presentes e desejado um Feliz Natal e excelente 2015. José Gustavo Julião de Camargo é natural de Vista Alegre do Alto, São Paulo, tendo-se formado em composição e regência na UNICAMP. Atualmente ele compõe obras para teatro, vocal e instrumental, coral e sinfônico, destacando a cantata Ode a Zumbi, comandante guerreiro, para o coro e orquestra; a ópera Café – em três atos, para coro e orquestra, esta com libreto de Mário de Andrade; e recentemente o Concerto para viola caipira e orquestra. Desde 1988, José Gustavo é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP, colaborando com o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP – (NAP-CIPEM).

As extraordinárias interpretações das sopranos e cantora convidadas foram os principais destaques deste Concerto de Natal. Debora Ramos Peyneau (soprano) foi a primeira a se apresentar. Possui bacharelado em Canto pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, sob orientação da Profa. Dra. Yuka Almeida Prado, estudou Canto Lírico no Conservatório de Tatui, Escola Municipal de Música de São Paulo e FAMES, Espírito Santo. Além disso, ela já participou de apresentações musicais em Freiburg, Alemanha, e em Basel, na Suíça.

orquestra350A segunda soprano a se apresentar nesse concerto foi Karen Stephanie, diplomada em piano pela Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahie e licenciada em Música pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP. Desde 2008 dedica-se ao canto, tendo interpretado obras do período Colonial Brasileiro, sob a regência de Cristina Emboaba, e participado do festival Fiato AL Brasile, Faenza, Itália, bem como de congressos internacionais. Atualmente Karen faz aulas com a cantora lírica Juliana Starling.

Por último, coube à cantora Vania Lucas interpretar obras de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Tom Jobim). Vania é cantora, regente e professora de técnica vocal. Ela possui graduação e licenciatura em Música, tendo se especializado em Regência e Canto, tendo já atuado nos grupos Quinteto Arcos, Pró-Arte Dança Antiqua, bem como no Trio Música Rara. Em 2006, lançou seu primeiro álbum solo, intitulado Minha Vontade, que foi pré-indicado ao Prêmio TIM 2007 e selecionado pela UNESP para tocar em todas as rádios públicas nacionais. Desde 2001, Vania Lucas é preparadora vocal dos Flautistas da Pro Arte, Rio de Janeiro, e regente do Coro Voz Ativa, da Assojouris de Ribeirão Preto.

A USP – Filarmônica

Fundada em 2011 para viabilizar, junto ao Curso de Música da FFCLRP-USP, uma perfeita interface de ensino, pesquisa e extensão universitária, a USP – Filarmônica privilegia uma fusão de horizontes às três principais áreas da música: a poesia (composição), a práxis (interpretação) e a teoria (pesquisa e música). Seus repertórios contemplam obras tradicionais, resgates histórico-musicológicos e a música contemporânea de concerto do século XXI.

Confira abaixo alguns dos momentos mais marcantes do concerto:

Soprano1-500

Soprano Debora Ramos Peyneau

Soprano2-500

 

Soprano Karen Stephanie

Cantora-500

Vania Lucas

Instantaneo1-orquestra500

Violinos

Instantaneo2-orquestra500

Metais

Instantaeo3-500

USP – Filarmônica

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..