5 de outubro de 2012

Raios Cósmicos de ultra alta energia: os mensageiros da física dos extremos

“Raios Cósmicos de ultra alta energia: os mensageiros da física dos extremos”: este foi o título da palestra proferida pelo Prof. Dr. Edivaldo Moura Santos, docente e pesquisador do Departamento de Física da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, convidado de mais uma edição do Colloquium diei, evento que decorreu na manhã do dia 05 de outubro, no Auditório Prof. Sergio Mascarenhas (IFSC).

Tendo em consideração que os raios cósmicos têm sido estudados há cerca de um século, tendo sido a semente da física de partículas elementares, o palestrante começou sua palestra pela compreensão de que os referidos raios possuem um amplo espectro de energia, que vai desde as energias presentes no vento solar até à região dos chamados raios cósmicos de ultra alta energia.coloq5out2012A

Esses últimos impressionam pelo fato de possuírem energias comparáveis àquelas de objetos macroscópicos e muito além das alcançadas em qualquer acelerador na Terra, acreditando-se que tais partículas tenham sido aceleradas por objetos astrofísicos poderosíssimos, localizados tanto dentro quanto fora de nossa galáxia.

Nesta palestra, o Prof. Edivaldo Moura Santos fez uma revisão inicial da história da física de raios cósmicos, do ponto de vista experimental, tendo, seguidamente, discutido alguns dos ingredientes principais presentes na maioria dos modelos de aceleração astrofísicos e das fontes onde tais mecanismos estão em ação.

Por fim, o palestrante apresentou também alguns dos resultados recentes apresentados pelo maior observatório de raios cósmicos em funcionamento – o Pierre Auger -, tendo promovido junto da plateia a discussão de questões que se encontram ainda em aberto e as perspectivas futuras nessa área científica.