14 de agosto de 2012

O físico-químico experimentalista

O grande destaque da carreira do físico e químico britânico, Michael Faraday, foi a descoberta do motor elétrico. Mas, outras importantes contribuições na área de exatas trouxeram notoriedade ao físico experimentalista.

Faraday-2Nascido em 1791, Faraday sempre foi uma criança curiosa e interessada. Prova disso foi em 1804, quando trabalhou em uma loja de encadernação, em Londres, e leu todos os livros com os quais teve afinidade, especialmente aqueles que dissertavam sobre energia elétrica e força.

Até 1820, Faraday nunca havia se dedicado a pesquisas em Física. Mas, neste mesmo ano, Hans Öersted* divulgou a descoberta do eletromagnetismo, o que levou diversos cientistas do mundo a voltar suas pesquisas a essa área.

Estimulado por diversas leituras e controvérsias encontradas nos trabalhos que estudou, Faraday iniciou uma série de experiências inovadoras sobre rotações de imãs e fios condutores, utilizando os efeitos eletromagnéticos.

Em 1821, atraído pelo trabalho de Öersted, Faraday verificou, invertendo a experiência do físico dinamarquês, que os magnetos exercem ação mecânica sobre os condutores percorridos pela corrente elétrica. Foi graças a essa conclusão que Faraday criou o primeiro motor eletromagnético.

1821 foi um ano marcante na vida do cientista por outros motivos. Foi quando fez suas primeiras conferências públicas no Royal Institution, além de ter seu nome indicado para suceder a superintendência do laboratório.

Em 1831, Faraday realizou seu experimento mais notório: a demonstração do primeiro gerador (também conhecido como dínamo), capaz de transformar energia mecânica em elétrica. No mesmo ano, anunciou a formulação original que deu à lei de indução eletromagnética.

Faraday-1Outro destaque de Faraday vai para a forma pela qual buscou o conhecimento da natureza, através de diversos trabalhos experimentais, marcados pelo aperfeiçoamento de instrumentos e pela necessidade de compartilhar seu conhecimento com outros cientistas.

Na química, Faraday foi o responsável pela descoberta do benzeno (C6H6), pela produção dos primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4), além de ter obtido sucesso em liquefazer gases nunca antes liquefeitos, como o dióxido de carbono (CO2).

Em 1857, o professor, Jonh Tyndall**, da Royal Society, ofereceu à Faraday a presidência da referida instituição, mas este recusou o cargo para prosseguir com suas experiências (já que não seria possível conciliar as duas coisas).

Além da paixão pela Física e Química, Faraday também possuía crenças religiosas, tendo, inclusive, enfocado a relação de seu trabalho científico e sua religião em algumas de suas conferências, fazendo questão de ressaltar a influência de sua crença sobre os resultados de seus trabalhos.

Faraday morreu em sua residência, aos 75 anos, e foi enterrado no cemitério Highgate, em Londres.

*físico e químico dinamarquês

**físico britânico