4 de fevereiro de 2015

80 Anos da USP lembrados pela Revista Pesquisa FAPESP

Celebrado ao longo do ano passado, o 80º aniversário da Universidade de São Paulo foi capa da edição de dezembro de 2014 da Revista Pesquisa FAPESP, que trouxe artigos e diversas reportagens envolvendo a história, as pesquisas e as realizações da USP.

Essa edição integrou dois textos assinados por Celso Lafer, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, que sublinharam a história da fundação da USP, bem como suas contribuições com nosso país. As reportagens foram divididas em três partes, sendo elas: Ciências, Tecnologia e Humanidades.

Na área de Ciências, a publicação destacou o trabalho pioneiro do Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; tendo também ressaltado a criação de unidades especializadas, que nasceram em razão de mudanças no perfil de algumas doenças; os grupos atuantes em ciências biomédicas; e a institucionalização da genética humana na USP.

A sessão de Tecnologia relembrou a promoção de soluções tecnológicas da Escola Politécnica da Universidade, enquanto que a parte de Humanidades trouxe reportagens referentes aos estudos sobre democracia; à disciplina de leitura na análise de texto; e à contribuição da USP nos campos da teoria literária e crítica cinematográfica.

Confira essa edição da Revista Pesquisa FAPESP em sua versão online, clicando AQUI.