18 de novembro de 2013

53% dos cidadãos mostram-se interessados em Ciência e Tecnologia

Um mini-relatório elaborado pela Comissão Europeia, designado de Eurobarômetro, que aborda qual o interesse que os cidadãos europeus têm nas áreas de ciência e tecnologia, mostrou que 53% deles estão interessados nesses temas, sendo que 40% afirmam que estão realmente informados sobre o que se passa no mundo científico.

O documento tem o objetivo não só de recolher informações importantes sobre estas áreas junto da população, mas também de envolver os cidadãos na ciência, tecnologia e inovação europeia, de uma forma objetiva, bem como promover a pesquisa e inovação entre os mais jovens.

A média da UE sobre o conhecimento e interesse na ciência mostra que 47% da população teve alguma formação de ciência em diversos aspectos, 31% na escola e 14% no ensino superior. Contudo, 65% dos inquiridos nos vinte e sete estados membros da União Europeia alegam que os governos estimulam pouco o interesse dos mais jovens nos temas de ciência e tecnologia, enquanto que 59% acreditam que o interesse na ciência melhora as perspectivas de os jovens conseguirem emprego: 68% acham que dominar QUADRO_UE_2os temas de ciência e tecnologia melhora a cidadania.

O documento refere que existe necessidade em apoiar a educação formal e informal de ciência, especialmente nos países-membros do Sul e do Leste da UE, onde os níveis de informação dos cidadãos são relativamente baixos.

Quanto à forma como a informação sobre ciência chega à população, o documento indica que 65% das pessoas diz que a informação sobre ciência chega pela televisão, enquanto que 35% e 33% dos questionados defendem que as fontes são a Internet e os jornais.

Quanto à imagem que os cientistas têm no seio da comunidade, o “Eurobarômetro” indica que cerca de 80% dos inquiridos veem os cientistas das universidades e dos centros de pesquisa governamentais como agentes que agem de forma responsável.

Segundo o mesmo documento, a Comissão Europeia reservou já um orçamento de 462 milhões de euros, até 2020, destinado ao programa Ciência com e para a Sociedade, com o intuito de fomentar o conhecimento científico, a participação cívica nas questões da ciência e tecnologia, bem como promover a criação de uma nova geração de pesquisadores altamente qualificados.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO DA UE