Notícias

11 de novembro de 2013

4ª Semana da Escrita Científica

A Importância e os Efeitos das Métricas na Qualidade das Publicações Científicas de Alto Impacto é o tema central da 4ª Semana da Escrita Científica, um evento que decorrerá no IFSC nos dias 12 e 13 de novembro.

Tendo como público-alvo, pesquisadores e alunos de pós-graduação empenhados na melhoria de seus textos científicos para publicação, a 4ª Semana da Escrita semana_escrita_cient-logoCientífica mantém o foco de suas anteriores edições, que se traduz na contínua promoção e desmistificação da escrita científica e na estruturação e linguagem de documentos científicos.

Com a participação de especialistas e de renomados editores científicos responsáveis pelas palestras que acontecerão neste evento, a estrutura programática desta edição sofre uma inovação em relação ao seu formato habitual, com a introdução de oficinas e cursos de redação científica subordinada ao processamento e escrita de artigos científicos de alto impacto.

No que diz respeito às palestras e cursos, a notoriedade e competência acadêmica dos palestrantes convidados são os grandes destaques deste evento, como se pode conferir abaixo.graeff

Prof. Carlos Graeff (Departamento de Física da Faculdade de Ciências da UNESP – Baurú) apresentará o tema Panorama da Pós-Graduação e o Qualis da área de Materiais, onde dissertará sobre o panorama geral da Pós-Graduação, com especial ênfase ao papel da CAPES no sistema nacional de pós graduação (SNPG), bem como a concepção do Qualis, seus objetivos e funções.

O Prof. Valtencir Zucolotto apresentará o Curso de Redação Científica 1, cujo objetivo é VALTENCIR_ZUCOLOTTOauxiliar pesquisadores e estudantes de pós-graduação na elaboração de artigos de maior relevância acadêmica. Zucolotto é docente e pesquisador do IFSC, Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina. Desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês, bem como desenvolve e ministra vários minicursos sobre escrita científica e como escrever artigos científicos em várias universidades do Brasil e exterior, sendo um dos organizadores da Semana da Escrita Científica no IFSC.

O Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior será responsável pelo Curso de Redação Científica 2, cujo objetivo é auxiliar pesquisadores e estudantes de pós-graduaçãoIMG_0772 na elaboração de artigos de maior relevância acadêmica. Docente, pesquisador e vice-diretor do IFSC, Oliveira Junior é membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível mundialmente com o processador de texto Word for Windows. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e pertence ao comitê editorial de três revistas, sendo também editor associado da revista Journal of Nanoscience and Nanotechnology.

O Prof. Watson Loh será responsável pela apresentação da palestra intitulada Journal of Brazilian Chemical Society: o desafio de publicar uma revista científica no Brasil, lohonde desenvolverá um pouco da trajetória da publicação, apresentando diferentes estágios no funcionamento da revista, os obstáculos encontrados, como vem sendo contornados e quais os desafios identificados para continuar sua evolução. Loh é professor titular da UNICAMP, foi chefe do Departamento de Físico-Química e diretor do Instituto de Química da citada Universidade, é Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society, desde 1999, e editor associado do Journal of Surfactants and Detergents.

Leandro Innocentini Lopes de Faria é Professor-Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2002, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação e é Coordenador executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em leandro2Materiais da UFSCar. Nesta 4ª Semana da Escrita Científica, o docente apresentará o tema Análise bibliométrica da produção científica: dos indicadores individuais aos rankings universitários, onde abordará o uso da bibliometria, técnica de análise baseada na quantificação da informação, para o estudo das publicações científicas em diversos níveis de interesse.

Letícia Strehl possui graduação em Biblioteconomia e mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é bibliotecária nessa mesma instituição de ensino superior, tendo experiência gerencial e técnica em todos os letciasetores de atuação de uma biblioteca universitária. Como pesquisadora, desenvolve investigações teóricas sobre comunicação científica e estudos aplicados sobre a gestão de acervos para suporte ao ensino superior, motivo que a leva a apresentar o tema Recuperação, visibilidade e qualidade da informação científica: conceitos, ferramentas e indicadores, uma abordagem genérica dos conceitos de recuperação, visibilidade e qualidade da informação científica de modo a relacioná-los e distingui-los.

Finalmente, Maria Cristina Dziabas, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos – EBDSC, trabalha desde 2000 como Bibliotecária de Referencia no Serviço de Biblioteca e Informação do IFSC e é responsável pelo Serviço de Atendimento aos Usuários. Maria Cristina apresentará o tema dziabasEndNote Basic, cujo objetivo é explorar as principais funcionalidades dos gerenciadores de referências bibliográficas: coleta, armazenamento; Mostrar a exportação de referências para o processador de texto word®, utilizando o plug in CWYW; Compartilhar registros com colegas de grupos de pesquisa e mostrar a criação de bibliografias.

A organização deste evento está a cargo dos Profs. Drs. Antonio Carlos Hernandes (Diretor do IFSC-USP) e Valtencir Zucolotto (Laboratório de Nanomedicina e Grupo de Biofísica Molecular – IFSC-USP), e do Serviço de Biblioteca e Informação: todas as informações sobre este evento, bem como as datas e horários das palestras e cursos, poderão ser acessadas AQUI .

Publicação de artigos científicos em língua inglesa – dificuldades para o Brasil

Ainda sobre o tema que dá titulo a esta matéria e se recuarmos um pouco no tempo, a 3ª edição da Semana da Escrita Científica, referente ao ano 2012, deu um destaque especial à busca pela excelência no processo de publicação de artigos científicos no Brasil, principalmente no idioma inglês, onde, desde então e até agora – apesar dos esforços do Prof. Valtencir Zucolotto e de sua equipe -, ainda existem limitações, principalmente relacionadas à escassez de disciplinas e cursos específicos na área. A falta de publicação de trabalhos científicos em inglês e a pouca colaboração com o exterior provocam sérios obstáculos para o processo de internacionalização das revistas científicas brasileiras, que não conseguem decolar em face de outros países, como a China, Rússia ou Coreia do Sul.

Em notícia publicada recentemente pela Agência FAPESP, foi feita uma avaliação pelos participantes de um painel sobre medição da qualidade das pesquisas e dos periódicos internacionais, realizada no dia 24 de outubro, durante a conferência de comemoração dos quinze anos da Rede SciELO – Scientific Eletronic Library Online – um programa da FAPESP e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). A avaliação verteu sobre um estudo comparativo da visibilidade internacional de periódicos da China, Coreia do Sul, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, nos últimos anos, levando em consideração o número de artigos publicados citados internacionalmente. Os artigos publicados nas revistas da China e da Coreia do Sul têm maior impacto, em termos de citação internacional, do que os disponibilizados nos periódicos da Rússia, África do Sul, Índia e Brasil. A coleção de revistas científicas brasileiras ficou em quinto lugar, nesse quesito, entre os seis países emergentes analisados, à frente apenas WRITINGda África do Sul.

Quanto à colaboração internacional expressa nas revistas científicas brasileiras, ainda segundo a referida notícia, não existe um levantamento oficial do total de revistas científicas publicadas pelo Brasil, atualmente, mas estima-se que existam oito mil periódicos brasileiros em atividade – número considerado muito alto, o que, segundo analistas, poderá causar efeitos de dispersão e de nivelamento por baixo da qualidade dos artigos científicos publicados em periódicos brasileiros. Segundo Isabelle Reiss, gerente de contas da divisão de pesquisa científica da Thomson Reuters para a América do Sul, que esteve presente nesse encontro, outro fator que influencia a baixa visibilidade dos trabalhos publicados por pesquisadores brasileiros é a pouca colaboração com pesquisadores de outros continentes e da própria América Latina, sendo que esse fator pode estar relacionado ao fato de a ciência brasileira ainda ser muito jovem – em comparação com países da Europa ou os Estados Unidos.

No decurso do evento que comemorou os quinze anos da Rede SciELO, a divisão de propriedade intelectual e ciência da Thomson Reuters anunciou uma parceria com a SciELO para integrar o SciELO Citation Index (índice de citação da SciELO) na Web of Knowledge – plataforma que permite o acesso a várias bases de dados de referência bibliográfica, como a Web of Science, Current Contents Connect e Journal Citation Reports (JCR), tanto para busca como para geração de indicadores bibliométricos. Na avaliação das instituições, a iniciativa vai proporcionar maior visibilidade e melhor acesso à pesquisa dos quinze países ibero-americanos e da África do Sul, cujas coleções estão indexadas na base da Rede SciELO. O SciELO Citation Index incluirá, aproximadamente, seiscentos e cinquenta títulos e mais de quatro milhões de referências citadas de periódicos de acesso livre da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Portugal, África do Sul, Espanha e Venezuela.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
7 de novembro de 2013

4ª Semana da Escrita Científica

Escrita_cientifica-2013

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..