14 de novembro de 2013

Quase 200 participantes

No início da tarde de terça-feira, 12, teve início mais uma edição da Semana da Escrita Científica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

O evento, programado para os dias 12 e 13 de novembro, já está em sua 4ª edição e contará com palestrantes do Instituto e de outras universidades nacionais que focarão suas palestras no tema escolhido para este ano: a importância e os efeitos das métricas na qualidade das publicações científicas de alto impacto.

Semana_da_Escrita-_HernandesNa terça-feira, a abertura do evento contou com a participação do diretor do IFSC, Antonio Carlos Hernandes, que fez uma breve retrospectiva sobre a implantação da Semana da Escrita, feita, oficialmente, quando teve início sua gestão. O diretor também falou sobre a importância em se escrever corretamente e com clareza os artigos científicos e de como um bom texto é importante para a compreensão das pesquisas científicas.

Na sequência, foi a vez do docente do IFSC e coordenador da Semana, Valtencir Zucolotto, reforçar os pontos elucidados por Hernandes em seu breve discurso, além de frisar a importância da temática escolhida para este ano pelos organizadores da Semana- ele próprio e os funcionários do Serviço de Biblioteca eSemana-_Zuco Informação do IFSC.

Depois dos discursos introdutórios, a diretora da biblioteca do IFSC, Ana Mara M. da Cunha Prado, abriu oficialmente o evento, e o primeiro palestrante da Semana, Carlos Frederico de Oliveira Graeff, posicionou-se no púlpito para ministrar a palestra “Panorama da Pós-Graduação e o Qualis da área de materiais”. Professor titular da Faculdade de Ciências da Unesp, coordenador da área de avaliação 47 (Materiais) na CAPES/MEC e diretor científico da SBPMat, Carlos falou sobre diversos tópicos relacionados a artigos científicos, incluindo tratamento da informação para fins de avaliação e instrumentos de avaliação.

Semana_da_Escrita-_CarlosEm seguida, foi a vez da bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Letícia Strehl, com a palestra “Recuperação, visibilidade e qualidade da informação científica: conceitos, ferramentas e indicadores”, que fez uma abordagem genérica dos conceitos de recuperação, visibilidade e qualidade da informação científica de maneira a relacioná-los e distingui-los. Letícia dissertou sobre tópicos como as instâncias de avaliação da qualidade do trabalho e tocou em pontos como plágio, recuperação e visibilidade da informação e sobre os rankings em periódicos e noção geral de ferramentas de recuperação.

Finalmente, a chefe da seção técnica de atendimento ao usuário da biblioteca do IFSC, Maria Cristina Cavarette Dziabas, ministrou a última palestra do dia, com o título “EndNote Basic”, e falou sobre as pFotos-2rincipais funcionalidades dos gerenciadores de referência bibliográfica: coleta e armazenamento, e mostrou a exportação de referências para o editor de textos, Word, utilizando o plug in CWYW. Discutiu outros tópicos, como o compartilhamento e registro com colegas de grupos de pesquisa e a criação de bibliografias.

Durante todas as palestras, os participantes puderam interagir com os ministrantes através de perguntas.

Hoje, segundo e último dia da Semana, há palestras e atividades programadas para toda manhã e tarde, com início programado para 8h30 e término programado para 17 horas. Para conferir a programação na íntegra, acesse http://www.biblioteca.ifsc.usp.br/semanadaescrita/4/