28 de janeiro de 2015

Comemorações do Ano Internacional da Luz

Como já é do conhecimento público, 2015 é o Ano Internacional da Luz, ANOINTERNLUZ-200uma comemoração aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

Este ano, completam-se cem anos da teoria da relatividade geral, de Albert Einstein, e os cento e dez anos da explicação do efeito fotoeléctrico, também de Einstein, que lhe valeu o Nobel da Física de 1921, anunciado no ano seguinte. Também este ano se comemoram os 150 anos da concepção da radiação eletromagnética e sua conexão com o efeito luminoso.

Tal como afirmou o egípcio Ahmed Zewail, que ganhou o Nobel em 1999 pelos seus trabalhos na área da femtoquímica (que estuda as reacções químicas a escalas temporais extremamente curtas), a civilização não existiria sem a luz. A luz do nosso Sol e a luz dos lasers que agora se tornaram uma parte importante das nossas vidas quotidianas, desde as leituras dos códigos de barras dos produtos nos supermercados, até às cirurgias oftalmológicas e as tecnologias de informação usadas nas comunicações ao longo dos oceanos.

2015 é o Ano Internacional da Luz, uma efeméride importante em todos os sentidos, como muito bem explica o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, docente e pesquisador de nosso Instituto, através de uma mensagem de vídeo que pode ser acessada, clicando AQUI.