Notícias

11 de outubro de 2012

1Dia vai à Escola

Desde que foi lançado oficialmente no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em 2011, o programa Universitário por Um Dia (1Dia) tem surpreendido pela quantidade de escolas interessadas em trazer seus alunos ao Instituto para que, durante uma manhã e tarde, tenham a oportunidade de conhecer a Unidade e, sobretudo, a Física, em seu formato prático.

No entanto, uma ação um pouco inusitada marcou o final do mês de setembro: foi quando a Escola Estadual “Manuel Gouvêa de Lima” (São Joaquim da Barra-SP) recebeu a visita do diretor do IFSC e idealizador do 1Dia, Antonio Carlos Hernandes, acompanhado do educador e coordenador do programa, Herbert Alexandre João, para proferir uma palestra a três turmas do terceiro ano do ensino médio da referida escola.

Hernandes, dirigindo-se a um público de 80 alunos, falou sobre o IFSC e a carreira do físico formado no Instituto, ao que se seguiu Herbert, que ministrou uma palestra ilustrada sobre a história da eletricidade, com demonstrações e experimentos práticos. “A visita à escola sempre traz benefícios a todos. Nós conhecemos a realidade da escola e, eventualmente, sugerimos algumas atividades. Entretanto, o mais gratificante é ver o brilho nos olhos dos alunos quando você fala que eles podem estar conosco participando do 1Dia e, principalmente, depois, como aluno do IFSC. A palestra é sempre de otimismo, mas deixamos clara a realidade atual para ingresso na USP, a necessidade de estudar bastante e, também, a importância de se estabelecer metas para a vida. Como falo: para ser aluno do IFSC não basta desejar somente, é preciso estudar muito e querer mais ainda. Se trabalhar duro será um cientista de sucesso”, refere Herbert.

A visita, ocorrida no dia 27 de setembro, teve dois propósitos: falar sobre a física e deixar os alunos ainda mais animados pa1Dia-5ra participação no 1Dia, que já estava marcada para o dia 3 de outubro. “Os alunos estavam muito ansiosos pela palestra e especialmente para conhecer os experimentos, como o gerador de Van Der Graaff. Todos participaram com perguntas! Quando recebi a turma no IFSC, eles ficaram impressionados com a estrutura e mostraram grande interesse nas informações sobre o vestibular e as carreiras acadêmicas”, relembra Herbert.

Na visita, como já era de se esperar, os alunos da E.E. não tiveram suas expectativas frustradas. A maioria, que nunca havia visitado um campus universitário, encantou-se com o Instituto, com as experiências de física realizadas na Sala do Conhecimento e com a possibilidade de se tornar um futuro estudante do ensino superior público.

Foi o caso de Amanda Cristina Poli, 17, que, desde a visita de Hernandes e Herbert, já começou a enxergar a física de outra maneira. “Nós sempre estudamos a parte teórica da física e eles [Hernandes e Herbert] nos mostraram a prática e esclareceram muitas dúvidas. Mesmo depois da palestra, ainda ficou a curiosidade e vontade de vir conhecer o campus”, conta a estudante que, duas semanas depois, participou do 1Dia e pela primeira vez pisou em um campus universitário público.

Quando questionada sobre o que viu no IFSC e no que acredita que seja possível ser implantado em sua escola, ela fala da biblioteca do Instituto. “Eu gostaria muito de uma biblioteca na escola e nem precisaria ser tão grande como a do IFSC”, comenta a aluna.

1Dia-4Entusiasmo semelhante demonstrou a professora de física da E.E., Alessandra Faria de Castro Maulin, que acompanhou os alunos durante o 1Dia. Em sua segunda visita ao IFSC (a primeira também foi através do programa), ela relembra a palestra proferida por Hernandes e Herbert na própria E.E. e afirma que foi muito proveitosa. “Os alunos ficam mais motivados, pois eles veem como as coisas acontecem e como estão ligadas ao dia-a-dia deles. Já até pedimos mais uma visita”.

Sobre a participação no 1Dia, ela destaca que a maioria dos alunos sequer sai da cidade para fazer visitas como essa. “O máximo que se conseguiu fazer foram participações em Feiras de Profissões”, lamenta a docente que, ao mesmo tempo, comemora o fato de ter conseguido uma vaga, este ano, para trazer os alunos ao Instituto.

Até o momento, o 1Dia já recebeu quase seis mil visitantes desde 2011. Diversas escolas já agendaram sua participação e já há visitas marcadas até dezembro deste ano, sendo que o recorde de visitas agendadas ocorre justamente no mês de outubro, no qual o IFSC se prepara para receber 785 alunos.

Para saber mais sobre o programa e agendamento de visitas, clique aqui.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..