4 de junho de 2013

1Dia apresenta “novo formato”

Na última quarta-feira do mês de maio, 29, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do programa “Universitário por Um Dia (1Dia)” recebeu 200 alunos da E.E. “Fulvio Morganti”, de Ibaté. No entanto, para atender à grande quantidade de alunos, os organizadores do 1Dia fizeram uma pequena alteração: o “Show da Física”, comumente realizado na Sala do Conhecimento (localizada no prédio dos LEF), foi feito no anfiteatro do IFSC “Prof. Sérgio Mascarenhas”.

1Dia-logoEmbora com esse diferencial, o cronograma tradicional do programa foi mantido e os participantes fizeram visitas monitoradas à biblioteca do IFSC, aos laboratórios de pesquisa do Instituto e almoçaram no restaurante universitário do campus.

O educador do IFSC e coordenador do 1Dia, Herbert Alexandre João, afirma que o formato especial apresenta vantagens e desvantagens. “Na Sala do Conhecimento, onde o ‘Show de Física’ é realizado, o formato é mais intimista: os experimentos estão, literalmente, na frente dos alunos, e eles sentem-se ‘obrigados’ a participar, enquanto no anfiteatro não há uma intimidação”, conta. “No LEF é possível fazer mais experimentos e a participação dos alunos é mais efetiva”.

No entanto, Herbert enumera algumas vantagens da realização do programa no anfiteatro e a primeira, e mais importante delas, é poder atender a um maior número de alunos. “No auditório, embora os alunos não participem tanto quanto no LEF, é possível atender a um público muito maior, sem interferir na qualidade da apresentação”.

Ele ainda faz uma ressalva: é possível fazer alguns encontros do 1Dia no anfiteatro com a mesma estrutura utilizada no LEF. “Com tempo suficiente de preparo, é possível montar apresentações voltadas a um público maior, tendo-se um efeito muito próximo ao que esperamos”, diz. “Mesmo que o local tenha sido alterado, nosso principal recado foi dados aos participantes: como funciona a carreira e vida universitárias, principal mensagem que tentamos passar através do 1Dia”.

No próximo dia 7, tal experiência poderá ser revivida: inserido no programa “USP e as profissões”, o 1Dia receberá alunos de diversas escolas da região e a expectativa de Herbert é de anfiteatro cheio. “Diferente do 1Dia, quando os professores e alunos sabem que o assunto principal será a física, esse encontro reunirá participantes mais interessados em conhecer a estrutura do Instituto e do campus, e não só na Física”, conta. “Será uma surpresa para todos”, finaliza.

1Dia-anfiteatro