29 de junho de 2012

Programa bate recorde em número de visitantes

O número recorde de participantes do programa “Universitário por Um Dia (1Dia)” comprova: não faltam professores interessados em complementar o ensino dado em sala de aula, nem alunos com vontade de aprender.

1Dia-logoAté o momento, mais de cinco mil alunos já participaram ou inscreveram-se para participar do 1Dia e o entusiasmo é mantido, tanto por parte dos estudantes, como por parte dos professores que vêm até o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) acompanhar as turmas. “Desde quando era aluno do IFSC, eu já conhecia o programa”, contou o professor de física da EE “Doutor Tomas Alberto Whatelly” (Ribeirão Preto-SP), Márcio Leandro Rotondo.

O ex-aluno do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, e hoje professor da rede pública de ensino, afirma que, em sua escola, as visitas a campi universitários não são comuns. Mais raro, ainda, de acordo com ele, é encontrar universidades que realizem esse tipo de programa. “Já fizemos algumas visitas a faculdades particulares de Ribeirão Preto, mas não há o incentivo da EE para visitarmos campi fora da cidade ou de universidades públicas, mesmo tendo um campus da USP em Ribeirão Preto”, lamenta.

Márcio conta que já levou os alunos até o campus da USP, em Pirassununga, na circunstância em uma feira de profissões, e na oportunidade não teve acesso a nenhuma dependência da universidade.

Totalmente diferente disso é o 1Dia. Durante a visita, os alunos conhecem diversas dependências do IFSC, como os laboratórios de ensino de física, alguns laboratórios de pesquisa, biblioteca etc. Além disso, a participação não é passiva. Os alunos veem experimentos de física e, em alguns momentos, participam de demonstrações durante o “Show de Física”. “Nunca imaginei que o Instituto fosse desse jeito! Eu imaginava um prédio muito menor do que esse”, conta Vinicius Rafael Seguessi, 16, da escola particular “Querigma Escola Católica” (São Carlos-SP).

Acompanhado de seus colegas, Vinicius conta que em sua escola há laboratórios para prática de algumas disciplinas, mas que estes ainda não estão em funcionamento. O aluno faz coro com mais duas colegas de sala – Cíntia Pereira Ostapechen e Isabela Marques – quando elege a parte prática das atividades do 1Dia como a mais divertida e interessante da visita. Os três alunos nunca haviam estado em um campus universitário e esperam que a oportunidade se repita. “Nosso professor marcou essa visita para nós e foi algo completamente novo. Nós gostamos muito!”, afirma Cíntia.

A aluna reforça que poder assistir aos experimentos traz um entendimento muito melhor e mais claro sobre a física. “Nós tínhamos uma ideia e a explicação, através da prática, é muito mais compreensível”.

O professor Márcio tem a mesma opinião da aluna: ele diz que, em sala de aula, não é possível trazer tanta diversidade. “Por esse motivo, a prática chama muito a atenção dos alunos. Aqui no IFSC existem laboratórios e pessoal técnico preparados para isso. A organização é muito diferente da EE”.

1Dia-3Quanto ao direcionamento da carreira, o professor não hesita em responder que a visita ajuda – e muito – na escolha. “Se o aluno tiver afinidade com a área de exatas, ele vai poder comprovar se realmente gosta disso. A turma que trouxe aqui, hoje, é do 3º ano do ensino médio e os alunos estão numa fase de decisão”, conta. “Meu propósito em trazê-los aqui foi porque notei que eles têm condições de ingressar numa universidade pública. É importante que eles saibam disso, saibam que o ensino é gratuito e que eles poderão manter-se, financeiramente”, conclui.

Sobre o programa

Institucionalizado em 2011, por iniciativa do diretor e também docente, do IFSC, Antonio Carlos Hernandes, o Universitário por Um dia busca proporcionar aos estudantes do ensino médio, da rede pública ou privada, a oportunidade de conhecerrm e vivenciarem o ambiente universitário do campus da USP de São Carlos e, em especial, o do IFSC.

Na programação, estudantes visitam diversas instalações do Instituto, assistem a palestras, bem como colhem informações a respeito dos cursos oferecidos pelo IFSC e oportunidades no mercado de trabalho.

No ano passado, 2.852 alunos passaram pelo programa, número que tem crescido, gradativamente, devido ao sucesso e conhecimento do programa por um número maior de pessoas.

Os interessados em participar do 1Dia podem agendar sua visita através do site do programa.

Para maiores informações, clique aqui.