19 de maio de 2021

19 de maio – IFSC/USP comemora o “Dia do Físico”

Foto de arquivo

Imagine um profissional que vive compenetrado em observar a natureza, entendê-la, criar e fazer modelos que expliquem os fenômenos naturais e procurando descobrir as leis que governam tudo em nosso redor – do micro ao macro-mundo: este é o Físico.

Às vezes, ele está tão focado em seu trabalho, em suas pesquisas, que coisas banais ao seu redor passam despercebidas. Este profissional maravilhoso, que avança o entendimento das coisas, é quem lança as bases para o avanço da civilização.

Mesmo na história, foram os Físicos que criaram os elementos fundamentais que permitiram as grandes navegações, permitiram o avanço do entendimento do Universo, promoveram o avanço dos instrumentos de transporte e também tornaram nossa vida cada vez melhor e mais fácil.

Se não fossem os Físicos, não teríamos internet, não teríamos telefone celular, nem o carro, o avião, o trem, a televisão, e muitas outras coisas. É graças aos Físicos que o mundo microscópico das coisas foi desvendado e, fazendo isto, abriram as portas para o progresso. O progresso eletrônico, óptico e seus derivados, promovido pela física, que fez do século XX uma mudança tremenda na civilização humana. Avançamos mais em cem anos do que em toda nossa existência.

A Física proporcionou sair da ficção e ir para a realidade das viagens espaciais, dentre outras coisas. Nas últimas décadas, a física coalesceu-se com outras ciências, como a biologia, química e matemática (de quem nunca se separou desde o início!): uma revolução que está ocorrendo. A biologia, com as bases moleculares, tornou-se uma ciência com mais física que nunca. O desenho de novas moléculas para tratar doenças, para produzir novos materiais, mudou os hábitos de todos. Os Físicos estão na indústria, nas escolas, nas universidades, no comércio, na bolsa de valores e em quase tudo mais.  O Físico é um profissional treinado para ser um observador e uma peça chave para a resolução de problemas envolvendo dados. A física, agora, tem vários desafios: dotar a vida do planeta com maior sustentabilidade, combater as bactérias resistentes, melhorar as atividades básicas – como transporte – e revolucionar a computação com os computadores quânticos.

Apesar do Físico se ter tornado um elemento fundamental na vida moderna, estão faltando Físicos. Neste sentido, queremos usar o “Dia do Físico” para lembrar a importância desse profissional na civilização moderna e motivar os jovens a considerarem esta carreira como opção.

Parabéns aos atuais Físicos e a todos que já estão se determinando a seguirem essa área de conhecimento.