27 de fevereiro de 2013

15ª Semana de Recepção aos Calouros da USP

Iniciou-se ontem, dia 25 de fevereiro, a 15ª Semana de Recepção aos Calouros da USP. Como é da praxe, o IFSC organizou uma recepção especial para os calouros que ingressam agora nos cursos de Física, Física Computacional e Ciências Físicas e Biomoleculares.

A recepção decorreu a partir das 08h30m, com um café da manhã oferecido aos novos alunos, que estiveram acompanhados por seus pais, numa nova iniciativa do IFSC-USP, por forma a que os responsáveis educacionais dos jovens pudessem visitar o Instituto, dialogar com os professores, enfim, sentir o ambiente.

A abertura oficial do evento foi presidida pelo Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira, representando o Diretor do IFSC que se encontrava em viagem no exterior, e pelo Presidente da Comissão de Graduação, Prof. Dr. Valmor Mastelaro, além das presenças dos docentes que luizfazem parte da Comissão de Graduação do IFSC: Profs. Drs. Euclydes Marega Jr., Luís Gustavo Marcassa, Gonzalo Travieso e Ana Paula Úlian de Araújo, registrando-se, igualmente, a presença do Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto, Prof. Dr. Otávio Thiemann.

Na sua alocução, Luiz Nunes de Oliveira deu as boas-vindas aos novos estudantes e incentivou-os a tirarem proveito da nova etapa de suas vidas que agora começa, tendo lembrado a todos que passam a pertencer e a representar a melhor universidade do Brasil e da América Latina, e que se encontra gabaritada entre as cem melhores do mundo. Mais do que estudar pelos livros, o Prof. Luiz Nunes de Oliveira aconselhou os alunos a se entregarem totalmente às atividades do IFSC, a participarem dos simpósios e colóquios que semanalmente acontecem no instituto, a trabalharem arduamente nos laboratórios e a estabelecerem diálogos ininterruptos com colegas e professores.

Na sua fala, o Prof. Valmor Mastelaro enalteceu a presença dos pais dos alunos nessa sessão – que compareceram em grande número -, tendo agradecido a confiança que eles depositaram no IFSC para levar seus filhos a um elevado nível educacional. Valmor Mastelaromastelaro dissertou sobre o Instituto, explicou as regras e todos os pormenores da instituição, tendo destacado as particularidades de cada curso.

Na sequência desta cerimônia, foram entregues os Prêmios Bernhard Gross aos alunos que tiveram melhor desempenho acadêmico no decurso de 2012, e aos formados do mesmo ano, igualmente com melhor desempenho acadêmico.

Desta forma, no Bacharelado em Física, o melhor desempenho acadêmico, durante todo o curso, foi para Mateus Arantes Fandino (nota 9,8), enquanto que o melhor desempenho acadêmico no ano de 2012 foi para Rodrigo Andrade e Silva (nota 9,9).

No Bacharelado em Física Computacional, o melhor desempenho acadêmico, durante todo o curso, foi para André de Freitas Smaira (nota 8,93), enquanto que o melhor desempenho acadêmico durante o ano de 2012 foi para Milena Menezes Carvalho (nota 9,65).

Por último, no Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares, o melhor desempenho acadêmico, durante todo o curso, foi para Ítalo Augusto Cavini (nota 8,05), enquanto que o melhor desempenho acadêmico no ano de 2012 foi para Guilherme Eduardo de Souza (nota 9,27).

pr1

pr2

pr3

pr4

pr5

pr6

A programação desta 15ª Semana de Recepção aos Calouros da USP – IFSC continua durante esta semana, com destaques para a Aula Magna (com tradução simultânea) que será ministrada pelo diretor de pesquisa do Institut d’Optique da Ecole Polytechnique (França), Alain Aspect, no dia 27, das 9h30 às 11h, seguindo-se, no mesmo dia, as aulas que serão ministradas pelos Prêmios Nobel de Física 2012 e 1997 (também com tradução simultânea), respectivamente, David Wineland (EUA), das 15 às 16h30, e William Phillips (EUA), das 19 às 20h30.

Confira, abaixo, alguns momentos dessa recepção no IFSC:

plateia5

plateia