Página Pessoal – Docente

FotoLeila Maria Beltramini
Professor Sênior

E-mail:    
Fone: +55 16 3373-9837

Lattes Lattes   ORCID

FCI/BIO - Grupo de Biofísica Molecular "Sérgio Mascarenhas"

Áreas e Linhas de Pesquisa:

Caracterização físico-química de biomoléculas.
Estudos estruturais e funcionais de Lectínas de plantas.
Interação de peptídeos antimicrobianos e seqüências peptídicas de proteínas com sistemas biomiméticos.
Ensino e espaços não formais.
Estudos estruturais e correlações com a função biológica entre formas nativas, desnaturadas e reenoveladas de proteínas de interesse biotecnológico.
Educação continuada para professores do ensino básico.
Produção e avaliação de recursos didáticos na área de biologia estrutural e biotecnologia destinados a ensino fundamental, médio e superior.

CV resumido:

Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá de Ribeirão Preto-SP, curso de PG em Imunologia, pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica), Departamento de Bioquímica, Fac. Med. Ribeirão Prêto, Universidade de São Paulo. Título de Livre Docente pelo Instituto de Física de São Carlos-USP onde é professor associado junto ao grupo de Biofísica Molecular Sérgio Mascarenhas. Atua em duas áreas de pesquisa: Biofísica Molecular e Espectroscopia, com ênfase em estudos sobre Estrutura, Função e interação de Proteínas e Peptídeos com sistemas miméticos de membranas; Educação e Difusão de Ciências, com ênfase na área de Biologia Molecular Estrutural e Biotecnologia. Na primeira, são utilizados métodos clássicos da área de química de proteínas, espectroscopias de dicroismo circular, emissão de fluorescência, UV-Vis-IR; microcalorimetria, bem como alguns tipos de ensaios biológicos "in vitro". Na área de educação são desenvolvidos e avaliados materiais didáticos para ensino da Biologia Molecular Estrutural, bem como abordagens metodológicas a serem empregadas nos diferentes níveis de ensino. Pesquisador 1-C CNPq.