20 de outubro de 2020

XXIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP

A Universidade de São Paulo promove entre os dias 19 e 25 de outubro a XXIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP, que este ano está subordinada ao tema Acesso Aberto e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que, simultaneamente, ocorrerá a Semana Internacional do Acesso Aberto 2020, cujo tema é Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão.

O Acesso Aberto pode ser uma ferramenta poderosa para construir sistemas mais equitativos de compartilhamento de conhecimento. A Semana Internacional de Acesso Aberto é um momento para a comunidade mais ampla se coordenar na tomada de medidas para tornar a abertura o padrão para a pesquisa e para garantir que a equidade esteja no centro deste trabalho.

Diversidade, equidade e inclusão devem ser priorizadas de forma consistente durante todo o ano e integradas à estrutura da comunidade aberta, desde como nossa infraestrutura é construída até como organizamos as discussões da comunidade até as estruturas de governança que usamos. A Semana Internacional de Acesso Aberto é uma oportunidade importante para catalisar novas conversas, criar conexões entre as comunidades que podem facilitar este co-design e avançar o progresso para construir fundações mais equitativas para abrir o conhecimento – discussões e ações que precisam ser continuadas, ano após ano”.

Tendo esse contexto como ponto de partida, o tema deste ano na Universidade de São Paulo para a Semana do Livro e da Biblioteca – Acesso Aberto e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – evidencia a importância da produção científica em relação aos ODS e o papel das Bibliotecas como catalizadoras desses movimentos, seja a partir da aquisição e oferta de recursos e espaços de conhecimento, registro e disponibilização de conteúdos digitais, acolhimento e apoio ao usuário, sejam eles discentes, docentes ou servidores não docentes, em todas as suas atividades.

No Campus USP de São Carlos, todas as bibliotecas farão uma atividade conjunta, que expressa bem os objetivos dos dois eventos.