28 de março de 2016

Simpósio Nacional de Ensino de Física

Realiza-se entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2017, na cidade de São Carlos (Campus USP), o XXII Simpósio Nacional de Ensino sbfde Física (XXII-SNEF), um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e que nesse ano terá como tema central A Física e o Cidadão Contemporâneo.

O evento tem como objetivos favorecer a interação entre pesquisadores e professores de Física, estimular a melhoria do ensino da Física em todos os níveis, discutir trabalhos de pesquisas recentes e tratar de temas de interesse da área de ensino de Física no Brasil.

Para tanto, serão desenvolvidas ações que possibilitem congregar alunos e professores dos diversos níveis de ensino, interessados em debater questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Física, às pesquisas realizadas no campo de investigação do Ensino de Física e à formação de profissionais para atuarem nesse campo, quer como docentes ou como pesquisadores; o intercâmbio de ideias e das múltiplas experiências vivenciadas pelos seus participantes, através da apresentação de relatos de suas atividades de investigação, de suas experiências de docência ou decorrentes de outros projetos, bem como a atualização dos participantes através do desenvolvimento e participação em mini-cursos, sessões de comunicações orais, sessões de pôsteres, oficinas, mesas-redondas, palestras, mostras e conferências.

Com efeito, o público-alvo do XXII SNEF será formado por um lote diversificado de atores com interesses diversificados na área, destacando-se docentes de Física, de Ciências e afins, dos níveis fundamental, médio e superior; estudantes de licenciatura em Física e licenciaturas afins; estudantes de bacharelado em Física e cursos afins; estudantes de pós-graduação em ensino de Física, em educação e áreas afins; formadores de professores vinculados a universidades, instituições de ensino superior e institutos de pesquisa; educadores e pesquisadores em ensino de Física, ensino de ciências e afins; representantes de órgãos de fomento à pesquisa e normatizadores da educação no país; dirigentes e membros de equipes de ensino das secretarias de educação dos vários estados e municípios brasileiros, bem como demais interessados em educação científica e no tema do simpósio.

O XXII SNEF está organizado em torno das seguintes linhas temáticas:

– Processos Cognitivos, Linguagem e o Ensino e Aprendizagem em Física;

– Materiais, Métodos e Estratégias de Ensino de Física;

– Seleção, Organização do Conhecimento e Currículo;

– Formação de Professores e Prática Docente;

– O Ensino de Física para a Graduação;

– História, Filosofia e Sociologia da Física;

– Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Física;

– Divulgação Científica e Educação Não Formal;

– Tecnologia da Informação e Comunicação;

– Ciência, Cultura e Arte;

– Educação, Política e Sociedade;

– Pesquisa em Educação em Física;

– Ensino de Física e as Necessidades Educacionais Especiais.

Representantes da Comissão Organizadora: Prof. Dr. Marcelo Alves Barros (IFSC/USP) – Coordenador Geral; Prof. Dr. Tomaz Catunda (IFSC/USP) – Vice-Coordenador.