6 de junho de 2017

Workshop reuniu cientistas do mundo inteiro

Entre os dias 10 e 12 de maio, o Instituto de Física Teórica (IFT/Unesp) recebeu diversos pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) para discutir os últimos avanços científicos nos diferentes campos que envolvem a matéria escura.

Workshop_IFT-_ManuelaO South American Dark Matter Workshop contou com a participação de quase uma centena de cientistas de centros de pesquisa da Alemanha, Israel e Estados Unidos, e de outros países da América Latina, como Argentina e Chile. Fabio Iocco, docente do IFT e um dos organizadores do evento, afirmou que o encontro auxilia na consolidação de São Paulo como um hub de pesquisa em matéria escura no continente americano, permitindo a formação de uma rede sólida e, dessa forma, colocando o Brasil no mapa mundial da pesquisa que vem sendo realizada nessa área de estudos.

Além de Iocco, os docentes Manuela Vecchi (IFSC/USP) e Enrico Bertuzzo (USP) também foram responsáveis pela organização do workshop, que teve caráter multidisciplinar, já que englobou diversos conceitos relacionados à matéria escura, como observações astrofísicas, detecção direta e indireta, física teórica, experimentos em física de partículas, entre outros tópicos.

Discussão paralela

Durante o evento, também foi realizada uma mesa-redonda para alinhar as propostas que a comunidade científica apresentará para o projeto Laboratório ANDES, que prevê a construção de laboratórios subterrâneos, juntamente com um túnel de 14 km, que integrará Chile e Argentina.

O projeto, que se encontra em fase de licitação, será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com previsão de entrega de oito a dez anos. Um desses laboratórios receberá experimentos para estudos da matéria escura.

O projeto do túnel tem orçamento inicial previsto de R$1 bilhão, enquanto o projeto do laboratório é orçado em R$30 milhões. Além de investigar matéria escura, o túnel também deverá abrigar laboratórios para experimentos em sismologia, biologia, neutrinos, astrofísica nuclear, entre outros.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFT

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP