1 de dezembro de 2015

Você sabe quais as atividades movidas por alunos do IFSC?

Mostrar algumas das possíveis aplicações e perspectivas na área de física foi a principal motivação e o foco das três apresentações realizadas no início da tarde da última sexta-feira, 27, no anfiteatro do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Horácio Panepucci” pelos membros de três projetos conduzidos por alunos de graduação e pós-graduação do IFSC: SPIE Chapter, IFSC Jr. e iGEM.

Durante a palestra intitulada “Você conhece as atividades movidas por alunos do IFSC?”, estudantes dos cursos de graduação do Instituto estiveram presentes para saber mais sobre as oportunidades oferecidas a eles, ainda durante a graduação, para exercitar e, sobretudo, aplicar os conhecimentos aprendidos.

A primeira apresentação foi conduzida pela presidente do SPIE Chapter* da USP São Carlos, Carolina de Paula Campos, que levou aos espectadores informações diversas sobre o grupo de alunos no IFSC que atua em pesquisas de óptica e fotônica, atualmente contando com 19 participantes.

Além de trazer a definição geral do SPIE Chapter, Carolina também falou sobre os benefícios ao se filiar ao grupo (como o auxílio financeiro a projetos), principais atividades desenvolvidas pelo chapter do IFSC (entre as quais se incluem diversas com foco na divulgação científica) e algumas atividades programadas para o próximo ano (como o desenvolvimento projeto “Descobrindo a luz”, gincana para crianças de 7 a 10 anos na qual, através de jogos, são ensinados conceitos de óptica e fotônica).

Logo depois, foi a vez do presidente do conselho administrativo da IFSC Jr., Marcos Raphael Bernardi, falar sobre a empresa, fundada em 2007 e guiada por valores como comprometimento, ponderação, inovação e transferência de conhecimento.

Durante sua apresentação, Marcos trouxe informações a respeito da organização hierárquica da IFSC Jr., atuação e diferenciais, tendo destacado este último aspecto, já que, através da participação na empresa, os futuros físicos podem ter diversas informações sobre oportunidades no mercado de trabalho, e serem colocados em contato com pessoas da área empresarial, ampliando o leque de possibilidades de sua atuação.

Pelo encerramento das apresentações ficaram responsáveis três membros da equipe do IFSC do iGEM, competição internacional e anual de biologia sintética. Durante a apresentação, que foi dividida em três partes, a primeira a falar foi a aluna Camila Bramorski, que trouxe uma breve definição da biologia sintética. Logo depois, foi a vez do aluno Victor Rabesquine, que falou aos presentes sobre a competição. Finalmente, a aluna Deborah Mendonça encerrou a apresentação falando sobre o projeto apresentado pela equipe do IFSC na iGEM 2014 que, inclusive, conquistou a medalha de ouro.

Trazer novos membros às equipes

De acordo com Camila Bramorski, o principal intuito da apresentação foi divulgar os projetos já mencionados, uma vez que muitos alunos do Instituto sequer sabem da existência dos mesmos que, apesar de diferentes um do outro, convergem para um ponto principal: a aplicação de conhecimentos adquiridos na graduação.

Para angariar ainda mais participantes, Carolina Campos afirma que a intenção do grupo é realizar um workshop anual para apresentação dos projetos, e também trazer algum palestrante externo, que esteja envolvido diretamente com alguma das temáticas principais focadas pelos projetos mecionados. Ela acredita que a iniciativa poderá, inclusive, estimular a criação de novos projetos no IFSC, em outras áreas de pesquisa.

Os interessados em obter mais informações e/ou participar dos projetos, podem entrar em contato através dos seguintes e-mails: uspsc.chapter.spie@gmail.com (SPIE Chapter IFSC), ifscjr@ifsc.usp.br (IFSC Jr.) e igembrasilusp@gmail.com (iGEM)

Palestra_de_projetos_dos_alunos_2015

Membros dos três projetos e participantes da palestra

*SPIE Chapter- Grupos de estudantes provenientes de diversos países que realizam pesquisas na área de óptica e fotônica