28 de abril de 2017

Vidros e vitrocerâmicas laser e materiais híbridos luminescentes

No Colloquium diei que ocorreu em 28 de abril, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Profa. Dra. Andréa Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez, do Grupo de Ressonância Magnética, Espectroscopia e Magnetismo do IFSC, apresentou o seminário Vidros e vitrocerâmicas laser e materiais híbridos luminescentes: Planejamento, síntese e correlações estruturais-funcionais.

A docente falou sobre os trabalhos que têm sido ANDREA_CAMARGO_250conduzidos no Laboratório de Espectroscopia de Materiais Funcionais (LEMAF/IFSC/USP), que faz parte do Center of Research, Technology and Education on Vitreous Materials (CeRTEV), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID’s/FAPESP).

Em 1996 e 1999, a Profa. Andréa concluiu o bacharelado e o mestrado em química, respectivamente, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Entre 1999 e 2003, realizou o doutorado em física na USP, tendo, em 2006, finalizado o pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No ano de 2015, ela obteve o título de Livre-Docência pelo IFSC/USP, quando defendeu a tese sobre Planejamento, obtenção e investigações espectroscópicas de materiais ópticos e luminescentes.