12 de dezembro de 2018

Vencedores da “CUCo-2018” visitam IFSC/USP

A penúltima visita do ano do programa “Universitário por Um Dia”, promovido e organizado pelo IFSC/USP, contou com uma participação especial no dia 06 de dezembro: a presença de um grupo de cerca de duzentos estudantes do ensino médio, todos eles vencedores da última edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo-2018), integrada no programa “Vem Pra USP!”, provenientes de escolas públicas da rede estadual de São Paulo.

De fato, um dos prêmios atribuídos aos alunos vencedores foi a possibilidade de poderem fazer uma visita a qualquer Unidade da USP, sendo que estes duzentos estudantes escolheram o Campus de São Carlos e o nosso Instituto, algo que é significativo para o educador do IFSC/USP, Prof. Herbert João Alexandre:  “Existe aqui um grande potencial para que muitos destes jovens possam se tornar alunos da USP e alunos do nosso Instituto. Do ponto de vista do programa Universitário por um dia,também é importante para eles porque é uma visita que propicia uma vivência integrada na Universidade, ou seja, eles vão viver todo o ambiente acadêmico durante um dia inteiro e claro que há sempre uma expectativa de que muitos destes jovens ingressem nas nossas fileiras universitárias.

Gabriel (17) – veio da cidade de Apiaí com seus colegas, sendo que todo mundo escolheu visitar o IFSC e o Campus de São Carlos. No caso de Gabriel, seu desejo é cursar matemática.

Raissa (17) veio de Ribeirão Preto e pretende cursar física ou astronomia: “O IFSC é uma referência nacional na área de física e por isso decidi visitar o Campus de São Carlos, até porque é perto de onde moro e facilita tudo”, salienta a jovem aluna.

Samira (15) viajou de Piracicaba – “Escolhi o IFSC porque está perto do Piracicaba e porque no Campus de São Carlos tem diversos cursos que são do meu interesse. A minha escola faz regularmente visitas aqui e muitos amigos meus me recomendaram os cursos do Campus e uma visita demorada. Estou inclinada a fazer alguma engenharia relacionada com meio ambiente e que envolva ciências exatas”, pontua a jovem aluna.

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo)faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que busca incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo,estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo dos programas dos processos seletivos de acesso no ensino superior.

Todos os alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo podem participar da CUCo. A competição possui duas provas. A primeira é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que será presencial, e o conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. Os alunos melhores classificados dos três anos de ensino receberão certificados da USP, visitarão laboratórios de pesquisa da Universidade e terão videoaulas especiais de preparação para o vestibular. Os estudantes do 3º ano do ensino médio premiados ainda participarão do vestibular FUVEST sem pagar a taxa de inscrição.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP