13 de setembro de 2021

Vaga para pós-doutorado (bolsa FAPESP) – Grupo de Biotecnologia Molecular (IFSC-USP)

O Grupo de Biotecnologia Molecular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) oferece oportunidade de Pós Doutorado financiado pela FAPESP em estudos de biologia molecular e estrutural das enzimas que participam da degradação de polissacarídeos de biomassa lignocelulósica, sob supervisão do Prof. Igor Polikarpov.

O objetivo geral deste projeto – Estudos estruturais e funcionais de enzimas que participam na síntese e degradação de carboidratos complexos – é desvendar mecanismos moleculares relacionados à depolimerização enzimática de parede celular de plantas, com ênfase especial nos estudos das mono-oxigenases líticas de polissacarídeos (LPMOs).

Os candidatos devem possuir sólida experiência em estudos envolvendo biologia molecular, expressão, purificação e caracterização bioquímica e biofísica de enzimas ativas na degradação de carboidratos complexos (CAZymes). A experiência em produção heteróloga de enzimas usando fermentação é desejável.

Para o desenvolvimento desse projeto, o pesquisador será subsidiado com uma bolsa de Pós Doutorado, fornecida pela FAPESP, com duração de 12 meses, no valor mensal de R$ 7.373,10 e que inclui Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Os candidatos devem enviar, por e-mail, Currículo Vitae/Currículo Lattes, incluindo referências para o professor Igor Polikarpov no e-mail ipolikarpov@ifsc.usp.br até 09 de outubro 2021.