28 de julho de 2014

V Escola Avançada de Óptica e Fotônica – Edição 2014

Teve início no dia 22 de julho, no Anfiteatro Prof. Horácio C. Panupucci (IFSC-USP), a V Escola Avançada de Óptica e Fotônica (EAOF), realizada a cada dois anos pelo nosso Instituto. Organizada pelo IFSC-OSA Student Chapter*, com o envolvimento direto do Grupo de Fotônica do IFSC-USP e apoiada pela CAPES e FAPESP, a Escola tem como objetivo enfatizar os fundamentos básicos e os recentes resultados e avanços na área de óptica e fotônica, oferecendo aos alunos de graduação, pós-graduação e docentes, a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos Otavio250e uma visão geral desses tópicos.

Na manhã do dia 22, o secretário da Escola e membro do IFSC OSA Student Chapter, Otávio de Brito Silva, realizou a abertura oficial do evento, onde ressaltou os objetivos, tendo enaltecido a presença de muitos participantes que não eram alunos do IFSC, mas que disponibilizaram tempo para fazerem parte do evento: Sabemos que é difícil administrar a agenda, então, parabéns para vocês. Coordenada pelo Prof. Dr. Lino Misoguti (IFSC-USP), esta quinta edição trouxe, como de praxe, diversas palestras sobre inovação tecnológica, com a finalidade de detectar e divulgar as possibilidades e dificuldades relacionadas com a criação e sobrevivência de uma empresa de alta tecnologia no Brasil. Uma sessão de Satoshi200pôsteres com trabalhos de alunos complementou este evento.

Um dos grandes destaques desta edição foi a palestra subordinada ao tema Nanophotonics: Manipulating light beyond its classical limits, ministrada pelo docente Satoshi Kawata, do Departamento de Física Aplicada, da Osaka University, Japão, que falou sobre as novas dimensões voltadas a vários aspectos da nanociência, como, por exemplo, nano-imagem, nano-análise e nanomanipulação. Na sua apresentação, Posteres250o docente abordou aspectos em que o volume de interação entre a luz e a amostra é restringida pelo limite de difração da luz. Essa barreira clássica tem sido cruzada por várias tecnologias nanofotônicas e tem mostrado como a luz pode ser manipulada para interagir com materiais de volumes muito menores. Na sua palestra, Satoshi mostrou, ainda, uma variedade de foto-imagens de nano-esculturas plásticas, tendo abordado os mecanismos e aplicações de plasmons de superfície, bem como a microscopia Raman e tópicos sobre a ciência do plasmon sobre nano-estruturas metálicas.

Esta bem-sucedida edição da Escola, que reuniu cerca Otavio2-200de 50 participantes, terminou no último dia 24 de julho, com a apresentação de pôsteres relativos aos trabalhos realizados pelos alunos. Durante essa última parte do evento, Otávio de Brito reconheceu o sucesso desta edição: Através desta Escola, muitos estudantes, que não são do Instituto de Física de São Carlos, tiveram a chance de conhecer os trabalhos dos nossos docentes e os principais avanços na área da óptica e Bianca200fotônica, tendo ressaltado o aumento de inscritos que, para ele se traduziu em um grande fator de reconhecimento e que motiva, ainda mais, os organizadores da Escola a continuarem apostando nessa iniciativa. Otávio confirmou, para já, que as futuras edições do curso deverão manter os mesmos padrões das anteriores, sublinhando que, no futuro, um dos próximos passos será incentivar a criação de novos grupos estudantis – students chapters -, através de estudantes queJose200 já participaram da EAOF.

Para Bianca Gellacic, que cursa o segundo ano de Física na UNESP (BAURU), o curso superou as suas expectativas, já que teve a oportunidade de conhecer ainda mais os campos de atuação da óptica e fotônica.

Já para Tiago José Arruda, de Ribeirão Preto, que cursa o quarto ano de seu doutorado e participou do evento pela terceira vez, disse que a Escola foi uma ótima experiência, além de ter sido uma boa oportunidade para discutir sobre óptica e fotônica com os professores e os demais participantes.

*O IFSC OSA Student Chapters, uma iniciativa da Optical Society of America (OSA), tem como objetivo incentivar a criação de grupos de estudantes interessados em óptica e fotônica. Hoje, existem aproximadamente 187 OSA Students Chapters em mais de trinta países, constituindo uma rede internacional de alunos. Tal iniciativa promove diversas atividades, palestras, encontros, escolas e networkings empresariais ao redor do mundo, e publica diversas revistas de âmbito científico e tecnológico.