Notícias

14 de outubro de 2015

Uma parceria de êxito entre IFSC/USP e SCMSC

Como é do conhecimento público, a Santa Casa scmsclogo-150de Misericórdia de São Carlos (SCMSC) inaugurou, em maio último, a Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF), um setor dedicado ao tratamento gratuito de diversas doenças, entre elas o câncer de pele, através de tecnologias desenvolvidas e disponibilizadas por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Desde a sua implementação, a UTF tem prestado diversos tipos de serviços a pacientes que necessitam de tratamentos para, por exemplo, úlceras venosas (procedimento executado pela pesquisadora Vitória Maciel e auxiliado pela especialista Fernanda Carbinatto, ambas do IFSC/USP), osteoartrose (aplicado por Fernanda Paolillo, outra pesquisadora do IFSC/USP), terapia fotodinâmica e avaliação de bioimpedância, tendo mais recentemente sido disponibilizado mais um espaço para tratamento odontológico.

Patricia-UTF-250A Dra. Patricia Ratto, Oncologista Clínica da SCMSC que auxilia parte dos especialistas da UTF, destaca a grande procura de pacientes pelo teste de bioimpedância: A avaliação já está com a agenda lotada até 2016. Esta análise, que é feita às quintas-feiras, já conta com 22 pacientes por dia, afirma ela, acrescentando que as pessoas têm reagido de forma positiva às metodologias disponibilizadas pela Unidade.

O Dr. Flávio Guimarães, médico radioncologista e Coordenador da Radioterapia da SCMSC, também tem auxiliado os especialistas da Unidade, e segundo ele, a maior parte dos pacientes atendidos na UTF é da cidade de São Carlos, exceto aqueles que estão realizando tratamento de câncer de pele, que vem de vários lugares do país.

Para ampliar ainda mais o atendimento na Unidade, Flávio Guimarães diz que é necessário divulgar mais o que tem sido desenvolvido na UTF aos profissionais da classe médica. Isso é importante para que possamos aprimorar o fluxo de pacientes, de acordo com o nosso cronograma, explica ele.

O Dr. Flávio também acrescenta que Flavio-UTF-250outro objetivo da Unidade é intensificar a parceria da Santa Casa com o IFSC/USP, inserindo os pesquisadores do Grupo de Óptica na SCMSC, onde poderão habilitar alguns profissionais com técnicas aplicadas pelo Grupo em pacientes acamados. Também buscaremos colaborar, no futuro, com o Campus USP de São Carlos, no sentido de desenvolver palestras, ministrar aulas especiais e indicar especialistas de determinadas áreas para que possam conversar com a comunidade uspiana e a sociedade em geral.

Não são apenas os pacientes que têm se beneficiado com as novas tecnologias desenvolvidas na Universidade. Segundo Patricia Ratto, os próprios profissionais da área médica têm tido oportunidade de se ambientar a diversas metodologias inéditas elaboradas na USP. Às vezes, nós, médicos, não conhecemos algumas técnicas que são produzidas na Universidade e através da parceria com o IFSC esse tipo de informação tem chegado com maior facilidade para quem trabalha na área médica, enriquecendo seus conhecimentos.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..