Notícias

19 de fevereiro de 2020

Dia de festa: USP São Carlos recebe calouros e familiares

A festa do início das atividades acadêmicas voltou ao Campus USP de São Carlos no dia 17 de fevereiro, com a já tradicional Semana de Recepção aos Calouros, cujo ponto alto foi a cerimônia que ocorreu no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação da USP-São Carlos (CEFER), onde os novos alunos de todos os cursos dos cinco institutos, acompanhados de seus familiares, receberam as boas-vindas dos diretores das Unidades e do Vice-Reitor da USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, que presidiu a cerimônia. Na circunstância, a mesa de honra foi constituída, para além do Vice-Reitor, pelos Profs. Emanuel Carrilho (Diretor do Instituto de Química de São Carlos – IQSC), Edson Wendland (Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC), Vanderlei Bagnato (Instituto de Física de São Carlos – IFSC), Maria Cristina Ferreira de Oliveira (Diretora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC), Miguel Antônio Buzzar (Diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo – IAU e Presidente do Conselho Gestor do Campus USP de São Carlos), Sérgio Campana Filho (Prefeito do Campus USP de São Carlos) e Nelma Regina Bossolan (Vice-Diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – CDCC), com a abertura da cerimônia a cargo do Coral do Campus USP de São Carlos, que interpretou o Hino Nacional.

Prof. Vanderlei Bagnato usando da palavra junto ao Diretor do IQSC/USP, Prof. Emanuel Carrilho

No âmbito dos discursos de todos os componentes da mesa de honra, permite-nos destacar a fala do Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, que além de dar as boas-vindas aos alunos e seus familiares, em nome dos docentes e servidores do Instituto, recordou a todos a singularidade de sua Unidade, onde diariamente se cruzam e dividem trabalhos não só físicos, como também químicos, engenheiros, arquitetos, farmacêuticos e cientistas de dados, já que as pesquisas são feitas de forma multidisciplinar. “Você não precisa ser o melhor de todos; basta ser o melhor que você pode ser”, salientou Bagnato, acrescentando que mesmo que a maioria dos alunos não goste de física, ela irá acabar por ser parte integrante da formação dos jovens alunos. “O que queremos é transferir para vocês o conhecimento e neste momento parabenizar os jovens e seus pais pela conquista de terem entrado na USP por sua própria competência. Contudo, não esqueçam que é muito importante para a Universidade de São Paulo formar bons profissionais, mas mais importante ainda é formar bons cidadãos, pois esse é o melhor retorno que a sociedade pode ter, atendendo a que é ela que sustenta a USP através dos impostos”, pontuou o diretor do IFSC/USP.

Com humor, Bagnato comentou “Não pensem que vocês estão se livrando de seus pais, da mesma forma que os pais não devem pensar que se livram de seus filhos. Vocês, jovens, passaram a ser uma promessa de futuro e estão, a partir de agora, se transformando em um compromisso para com a sociedade e para suas famílias”, enfatizou Bagnato, tendo acrescentado que os dirigentes ali presentes sempre estarão abertos para conversar com todos – pais e alunos -, daí o fato da recepção ser também para os pais que, segundo Bagnato, são indispensáveis em todo o contexto. “A partir deste momento, não importa qual foi a sua porta de entrada na USP – ENEM, Vestibular, etc. -, pois ninguém vai querer saber. O que interessa é que, a partir deste momento, vocês são alunos da Universidade de São Paulo e são todos iguais”, lembrou o docente, que sublinhou que os jovens têm a obrigação de aprender a viver com a diversidade “Se você não quer que os outros se irritem com você, você não deve irritar os outros. Cada um tem a liberdade de ser como quer ser!”.

Vanderlei Bagnato deixou ainda alguns conselhos para os alunos, como, por exemplo, fazerem amizades, já que elas irão ser um tônico importante durante a graduação; comemorarem todas as vitórias, por mais pequenas que sejam, pois elas serão um estímulo para seguir em frente; não perderem tempo com futilidades, e serem amigos dos professores “Nós não somos perfeitos e a gente erra, mas vocês erram muito mais que nós. Então, deixem a gente ajudar para que vocês cheguem no final desta trilha. Dediquem-se ao estudo!”, finalizou o diretor do IFSC/USP.

USP – uma verdadeira cidade onde circulam cerca de 120 mil pessoas

O discurso mais aguardado foi, sem dúvida, o do Vice-Reitor da USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, que iniciou sua fala pedindo uma salva de palmas para todos os pais presentes na cerimônia, tendo seguidamente chamado a atenção dos presentes de que a USP não se restringe ao Campus de São Carlos. “Temos oito campi espalhados por todo o estado, uma verdadeira cidade onde circulam cerca de 120 mil pessoas. Além disso, a Universidade de São Paulo tem quatro museus sob sua responsabilidade, quatro grandes hospitais, que são os principais do país: o Complexo do Hospital das Clínicas, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital Universitário e o Hospital de Américo Brasiliense, fora todas a unidades de pronto atendimento e de unidades básicas de saúde que se encontram espalhadas em mais de vinte cidades onde a USP está presente”, enfatizou o dirigente, recordando os 183 cursos de graduação oferecidos pela Universidade. Com um orçamento estimado em cerca de R$ 5,8 bi, o vice-reitor da USP chamou a atenção que a gestão tem que ser bastante equilibrada, até porque a instituição tem que prestar contas mensalmente ao Tribunal de Contas do Estado. Em sua fala, Hernandes afirmou que todos os dirigentes presentes na mesa de honra não só têm a responsabilidade da formação dos jovens em sua graduação, como também na formação dos pesquisadores que fazem e farão a diferença no país e que tantos exemplos têm dado, como, por exemplo, no desenvolvimento de novas vacinas e no combate ao Zika Vírus. “A USP é uma referência e essa é a nossa visão de futuro, sempre em prol da sociedade. Vocês têm que aproveitar o que existe na Universidade. Nós não queremos que vocês tirem nota 10. Nós só queremos que vocês sejam cidadãos que vão ser os líderes deste país.

Para Hernandes, o foco da USP é transformar seus alunos e isso começa exatamente na recepção que é preparada para eles, sendo que essa transformação é perfeitamente visível quando os alunos finalizam sua graduação e decidem seguir para seus respectivos mestrados e doutorados. No que concerne à cidade de São Carlos, o vice-reitor da USP salientou que ela foi uma das primeiras no país a ter um parque tecnológico perfeitamente estabelecido. “É uma cidade que tem mais de mil empregos diretamente relacionados com a área de tecnologia, que está representada por inúmeras empresas que foram criadas por nossos alunos e por alunos da UFSCar e IFSP; por exemplo, foi a USP que gerou a UFSCar e que criou a EMBRAER e a EMBRAPA, entre outras.”

Antonio Carlos Hernandes sublinhou, no final de seu discurso, que a responsabilidade está agora nos ombros dos novos alunos, já que serão eles que irão carregar todo o legado da Universidade de São Paulo.

“Que este seja um período muito feliz para vocês e para seus pais”, concluiu o vice-reitor.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..