18 de outubro de 2018

USP premia alunos e escolas da rede pública de São Carlos e região

Alunos premiados na edição da CUCo-2017

No próximo dia 18 de outubro, a partir das 14h30, o Auditório “Prof. Dr. Fernão Stella de Rodrigues Germano”, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), irá receber a cerimônia de premiação dos estudantes mais bem classificados na edição 2018 da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), voltada para alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo.

Perante o Vice-Reitor da USP e idealizador deste projeto, Antonio Carlos Hernandes, do Pró-Reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat, do diretor executivo da Fuvest, Renato Freire e do coordenador da CUCo, Herbert Alexandre João, serão premiados os alunos que mais se distinguiram na competição, além da entrega de R$ 64 mil para 11 escolas da cidade de São Carlos e região, sendo seis estaduais e cinco técnicas, além de certificados da USP. A premiação da CUCo inclui também a isenção na taxa do vestibular da USP, organizado pela Fuvest, para 1.998 estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio. O total de isenções soma R$ 340 mil.

Na edição deste ano, quase 50 mil estudantes de 2.743 escolas públicas participaram da competição. Destas, 2.092 tiveram alunos premiados. A abrangência de cidades que receberam provas da CUCo atingiu 82% do Estado: dos 645 municípios, 528 realizaram o exame.

A CUCo foi criada em 2017 e é exclusiva para os estudantes do ensino médio da rede pública paulista. A competição faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da Universidade com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para valorizar os estudantes da rede pública, incentivá-los a estudar na Universidade e prepará-los para o vestibular.

(Com informações do Jornal da USP)