9 de janeiro de 2017

USP oferece 15 bolsas CAPES a pesquisadores do exterior

Em 2017, a USP selecionará 15 pesquisadores do exterior, bolsas_CAPES_250que receberão bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para participar na orientação de alunos e desenvolver pesquisas na Universidade de São Paulo. As bolsas, que serão válidas por até 30 meses, terão início a partir de março deste ano, com o intuito de estimular o ambiente acadêmico internacional da USP, a execução de projetos de pesquisa inovadores, o ensino e a produção de pesquisa, e incentivar o fortalecimento e a ampliação das ações de pesquisa dos programas de pós-graduação da Universidade.

Lançado através do Acordo de Cooperação Técnica e Científica, estabelecido entre a USP e a CAPES, o edital referente à seleção compreende o financiamento de uma bolsa de estudo e pesquisa, no valor de R$ 8.905,00; passagem aérea internacional em classe econômica; auxílio-instalação; e recurso de custeio para o desenvolvimento do projeto de R$ 10.000,00 por ano.

Para se candidatar a uma dessas bolsas CAPES, é necessário obter o título de doutor e ter potencial para desenvolver linha de pesquisa independente, fluência no idioma inglês e capacidade de ministrar aulas a alunos da graduação e pós-graduação.

Para se candidatar, basta se inscrever, enviando os documentos* necessários para a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUNCANI), no e-mail aucani@usp.br, até 31 de janeiro.

Para acessar o edital, clique AQUI.

*Currículo; comprovante do título de doutor; carta de motivação do candidato; três cartas de recomendação; projeto de pesquisa; e justificativa da Unidade (Departamento ou Instituto) da importância do projeto para as linhas de pesquisa da Unidade e sua inserção nas suas atividades acadêmicas.

(Créditos – Imagem: iStock)