Notícias

10 de outubro de 2018

Ensinos médio e técnico: USP oferece monitoria de matemática

A partir de 5 de outubro, alunos do ensino médio e técnico da rede pública do Estado de São Paulo terão monitoria de matemática pela internet. Inicialmente, serão disponibilizadas 60 videoaulas gravadas e outras ao vivo, exercícios e resumos teóricos. Os estudantes poderão tirar suas dúvidas on-line com monitores da USP, obter dicas de como se organizar para estudar e conversar com outros usuários em um fórum de interação.

A monitoria é destinada aos 5.593 alunos que participaram e foram premiados nas edições 2017 e 2018 da Competição USP de Conhecimentos (CUCo). O desafio integra o programa Vem pra USP!, uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para valorizar os estudantes da rede pública, incentivá-los a estudar na Universidade e prepará-los para o vestibular.

Na CUCo, os alunos resolvem duas provas aplicadas pela Fuvest, a mesma fundação responsável pelo vestibular da USP. A primeira é on-line, com testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. Aqueles com melhor desempenho avançam para a segunda fase, que é presencial, e o conteúdo inclui testes de português, matemática, ciências e atualidades. Os mais bem classificados dos três anos de ensino recebem prêmios.

Na edição deste ano, 49.018 estudantes de 2.743 escolas públicas participaram da competição. Dessas, 2.092 tiveram alunos premiados. A abrangência de cidades que receberam provas da CUCo atingiu 82% do Estado, dos 645 municípios, 528 realizaram o exame.

Em relação ao perfil dos inscritos, a maioria era mulher (30.142), 48,2% dos participantes se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas (PPI) e a renda familiar de 47,1% era inferior a dois salários mínimos.

Entre os 4.233 estudantes premiados, o perfil foi o seguinte: 60,3 % mulheres, 41,5% PPI e 44,1% com renda familiar inferior a dois salários mínimos.

O idealizador do Vem pra USP! e atual vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes, considera o projeto estratégico para a atual gestão por permitir um maior relacionamento da USP com a sociedade. Além dessa aproximação, ele destaca que os indicadores sociais dos participantes da CUCo demonstram a natureza inclusiva da competição de conhecimentos.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, o programa Vem pra USP! tem como grande objetivo estimular e trazer os alunos do ensino médio das escolas públicas a estudarem na Universidade. “A Competição USP de Conhecimentos incentiva o aluno desde o primeiro ano do ensino médio a conhecer as diferentes formas de ingresso na USP, possibilitando inclusive a isenção de taxa de inscrição no vestibular.”

Reforço de matemática

A monitoria será baseada em aulas disponíveis no Moodle de Extensão da USP, que o estudante premiado acessa com o número do CPF. Na plataforma, haverá exercícios prévios para testar o nível de conhecimento, um resumo teórico sobre o conteúdo de matemática, as 60 videoaulas gravadas e exercícios pós-aula com a correção.

“A Competição USP de Conhecimentos incentiva o aluno desde o primeiro ano do ensino médio a conhecer as diferentes formas de ingresso na USP, possibilitando inclusive a isenção de taxa de inscrição no vestibular.” – salienta o Prof. Antonio Carlos Hernandes

Os vídeos foram produzidos por estudantes da Universidade que trabalham voluntariamente no Cursinho da Poli do Grêmio Politécnico. Parte das aulas foi gravada pelos professores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Pedro Luiz Fagundes e Cláudio Possani, que também vão contribuir com a elaboração de listas de exercícios. “Se os alunos encontrarem dificuldade para entender o conteúdo ou resolver o exercício, haverá uma agenda na plataforma com os horários de universitários da USP para o atendimento on-line. Os estudantes premiados da rede pública poderão tirar dúvidas sobre as aulas e também de conteúdos ensinados na escola”, explica Herbert Alexandre João, coordenador da CUCo.

O público em geral também poderá acompanhar parte dessas atividades. No canal do programa Vem Pra USP! no YouTube, haverá transmissão de aulas tira-dúvidas e revisão para a prova do vestibular da USP, organizada pela Fuvest.

A primeira aula ao vivo será no dia 5 de outubro e começa às 20 horas, com as boas-vindas do coordenador da CUCo, seguida da resolução de exercícios de revisão de matemática com o licenciado em Ciências Exatas da USP João Gabriel Barbosa.

Quem são os monitores

Estudantes de graduação e de pós-graduação do IME, do Instituto de Física (IF) e do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP serão os responsáveis pelo atendimento on-line e pelas gravações de aulas para tirar dúvidas. Eles serão supervisionados pela docente do IME Mary Lilian Lourenço.

Serão de 30 a 40 monitores se revezando para o atendimento. Parte deles são voluntários e outra são graduandos de Licenciatura em Matemática que terão créditos por hora/trabalho para a disciplina Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento. O grupo da licenciatura será coordenado pela professora do IME Daniela Mariz da Silva Vieira. “A ansiedade dos monitores para iniciar é imensa. É impressionante a capacidade dos alunos do IME, do IF e do IFSC em se mobilizar. Eles acreditam nos alunos de escola pública e querem ajudá-los a ter um maior conhecimento de matemática”, afirma Mary Lilian.

Premiação

As aulas e a monitoria em matemática são parte dos prêmios oferecidos pela Competição de Conhecimentos da USP, que incluem certificados, visitas à Universidade, isenção na taxa do vestibular organizado pela Fuvest para alunos do 3º ano e prêmios para escolas e grêmios estudantis.

De acordo com o diretor executivo da Fuvest, Renato Freire, 1.998 alunos premiados pela competição poderão fazer as provas do vestibular 2019 da USP sem precisar pagar a taxa de inscrição de R$ 170. “A CUCo é uma oportunidade do aluno da rede pública se preparar para o vestibular da Fuvest. A isenção da taxa é mais um estímulo para ele fazer o exame e estudar na USP.”
Para as visitas à USP, a partir de 8 de outubro, os alunos premiados podem acessar o site da Fuvest, na área Usuários, onde eles se inscreveram para a CUCo, e escolher as datas e os locais (campus de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos). Na mesma área, é possível escolher também o tamanho de uma camiseta que eles vão ganhar.

No dia 18 de outubro, às 14h30, a USP realizará a cerimônia de premiação das escolas e grêmios estudantis edição 2018. O evento será no Auditório Dr. Fernão Stella de Rodrigues Germano, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), localizado na área 1 do campus de São Carlos, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400.

(Com informações de Hérika Dias – Jornal USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..