8 de janeiro de 2016

USP oferece atividades culturais

Durante os meses de janeiro e fevereiro, habitual período de férias dos alunos da USP, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP), os museus e institutos da Universidade programaram diversas atividades culturais (exposições, cursos, visitas monitoradas, palestras e oficinas) dedicadas não só aos estudantes, como, também, à comunidade abaixo, confira a programação das atividades:

Hidrofaixas: rios visíveis do Bixiga

Até o dia 12 de fevereiro, é possível conferir ferias-usp-atividades200a exposição Hidrofaixas: rios visíveis do Bixiga, no Centro de Preservação Cultural “Casa de Dona Yayá”, da PRCEU/USP. A mostra gratuita aborda os três rios que permeiam a região do Bixiga (Itororó, Saracura e o Japurá), em São Paulo. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 15h, na Rua Major Diogo, 353, em São Paulo. Outras informações podem ser obtidas AQUI.

Cursos de férias no Centro Universitário Maria Antonia

A PRCEU/USP também realiza, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), vários cursos de férias que têm duração de três a quatro dias e que abordam temas como o diálogo entre a música e a literatura russa; as tradições estéticas e a cultura contemporânea no Japão; a experiência histórica e a subjetividade em Arendt; Marcuse e Sennett; as relações entre o cinema e a literatura; e a história da arte contemporânea com enfoque nas exposições. O Centro Universitário disponibilizou a programação completa dos cursos AQUI. O Ceuma está localizado na Rua Maria Antonia, 258 e 294, na Vila Buarque, em São Paulo.

Parque Cientec

Nesta época, os visitantes do Parque Cientec podem participar de sessões no Planetário Digital e visitar a instalação do Sistema Solar; as trilhas ecológicas e as exposições temporárias, incluindo a recém-inaugurada Matemática e Música. O Parque pode ser visitado de segunda a sábado, das 9h às 16h, na Av. Miguel Stéfano, 4.200, em Água Funda, São Paulo. Confira outras informações sobre o Parque no seguinte endereço eletrônico: http://parquecientec.usp.br/

Pelos caminhos da cidade de pedra: trinta anos de pesquisa arqueológica

Até o dia 05 de fevereiro, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP) abriga a mostra Pelos caminhos da cidade de pedra: trinta anos de pesquisa arqueológica, que apresenta uma síntese do conhecimento produzido sobre os povoamentos pré-coloniais na região de Rondonópolis (MT), além de aspectos da história da própria pesquisa. A mostra pode ser conferida às segunda, quarta, quinta e sextas-feiras, das 9h às 17h, e no dia 09 de janeiro (único sábado em que a exposição poderá ser visitada), das 10h às 16h. O MAE está localizado na Av. Almeida Prado, 1.466, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Nove exposições no MAC/USP

Nove exposições gratuitas podem ser conferidas no Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP), sendo elas: Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000: Bastidores, Campos AlteradosA Casa, Vizinhos Distantes, Goeldi / Jardim: A Gravura e o Compasso, Samson Flexor – Traçados e Abstrações, Rafael França – Entre Mídias, Julio Plaza Indústria Poética e Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras. Saiba mais sobre as mostras, no site do MAC/USP.

O MAC está sediado na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, também em São Paulo.

Programação especial no Museu Republicano “Convenção em Itu”

Ligado ao Museu Paulista, o setor Educativo do Museu Republicano “Convenção em Itu” preparou, em parceria com o programa Ler é uma Viagem, uma programação especial gratuita para as férias em janeiro. Para conferir a programação, clique AQUI.

O Museu Republicano “Convenção em Itu” está localizado na Rua Barão de Itaim, 67, em Itu (SP).

Visitas monitoradas e exposição no CEBIMar

Em janeiro, o Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) recebe visitas monitoradas gratuitas de interessados em conhecer o oceano, seus animais e plantas. Essas visitas são realizadas de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados). Cada visita, que inclui excursão à praia, informações sobre ecossistemas e observação de animais vivos expostos em tanques, dura aproximadamente duas horas. Para participar, é necessário preencher um formulário.

O Centro está localizado na Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5, na Praia do Cabelo Gordo, em São Sebastião (SP). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3862-8433/8401, ou pelos e-mails ldsa@usp.br ou academicacbm@usp.br

Além disso, até o dia 13 de fevereiro, o CEBIMar promove a Exposição Fotográfica Cebimar 60 Anos, que pode ser visitada no Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, localizado na Av. Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), 130, em São Sebastião.

(Com informações e imagem da Assessoria de Comunicação da USP)