11 de julho de 2017

USP de luto com a morte da Profª Ecléa Bosi (Instituto de Estudos Brasileiros)

Profª Ecléa Bosi (Instituto de Estudos Brasileiros)

Em nota publicada no dia 10 de julho, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP comunicou o falecimento da professora Ecléa Bosi, tendo a Reitoria decretado luto oficial na Universidade nos dias 10, 11 e 12 de julho.

Professora Emérita do Instituto de Psicologia (IP), Ecléa foi a idealizadora do Universidade Aberta à Terceira Idade na USP, projeto que traz idosos para as salas de aula da Universidade, com cursos e atividades gratuitas. A iniciativa atende anualmente cerca de 9 mil pessoas com mais de 60 anos.

A professora coordenou o programa até o final de 2016.

Em março deste ano, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP prestou uma homenagem à professora, na ocasião dos 23 anos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade.

Recebeu o Prêmio Internacional Ars Latina em 2009 pelo conjunto de sua obra. Foi reconhecida também pelo Prêmio Averroes 2011 por seus estudos sobre memória e sociedade, pelo pioneirismo e espírito compartilhador expressados na trajetória do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. No mesmo ano, recebeu a láurea Loba Romana, entregue a italianos e descendentes que se destacaram pela atuação social, econômica e cultural e contribuíram para o estreitamento das relações entre Brasil e Itália.

Ecléa Bosi era casada com o crítico Alfredo Bosi, professor titular aposentado de Literatura Brasileira na USP.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)