4 de dezembro de 2014

USP entra para o top 10 das melhores universidades

Em ranking divulgado no dia 03 de dezembro, pela Times Higher Education (THE), que faz as principais medições de qualidade das universidades do mundo, a USP aparece no top 10 das melhores universidades de países emergentes.

O índice é baseado em cinco indicadores: trabalhos em inovação, qualidade de ensino, impacto das citações, pesquisa e alcance internacional. Neste ano, houve alteração na metodologia do estudo, que até o ano passado era equivalente ao ranking global do THE e exigia, por exemplo, que as instituições publicassem pelo menos 200 artigos científicos por ano ao longo do período de cinco anos de publicações analisadas. O número foi reduzido para 100. Além disso, o peso dado para a influência da pesquisa foi reduzido para 20% – 10% a menos do que nos rankings mundiais. O quesito inovação foi aumentado de 2,5% para 10%, enquanto o peso do alcance internacional foi elevado de 7,5% para 10%.

Para o editor dos rankings da THE, Phil Baty, o quadro geral no Brasil é de estagnação, apesar de a Universidade de São Paulo ter subido uma posição e alcançado o top 10, sendo que, segundo ele, as universidades brasileiras tendem a serem relativamente fracas no alcance internacional, que é um ponto importante. O editor sublinha que as colaborações, diálogo sobre as diferentes práticas entre os países e trabalho em equipes internacionais são ingredientes importantes para garantir universidades globalmente competitivas.

A China mantém a liderança no ranking, com as universidades de Pequim e de Tsinghua, seguida pela Turquia, com a Universidade Técnica do Oriente Médio, e República da África do Sul, através da Universidade da Cidade do Cabo.

Confira o ranking relativo às 10 primeiras universidades do ranking e a posição de algumas das melhores universidades brasileiras.

1. Universidade de Pequim (China)

2. Universidade de Tsinghua (China)

3. Universidade Técnica do Oriente Médio (Turquia)

4. Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul)

5. Universidade Estatal de Moscou (Rússia)

6. Universidade Nacional de Taiwan.

7. Universidade de Bogazici

8. Universidade Técnica de Istambul (Turquia)

9. Universidade de Fudan (China)

10. Universidade de São Paulo (Brasil)