26 de junho de 2017

USP e as Profissões no interior: Milhares conferiram atividades do IFSC

ESTANDE_IFSC_2017_USP_E_PROFISSES_CAMPI_INTERIOR__DEST_250Milhares de pessoas conferiram as atividades promovidas pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), na 15ª edição da USP e as Profissões 2017 (Feira Campi Interior) que ocorreu nos dias 22 e 23 de junho, no Centro de Convenções da Área II do Campus USP São Carlos. Promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU/USP), a Feira é uma oportunidade para que o público pré-universitário interessado em ingressar na graduação da USP interaja com alunos, pesquisadores e docentes da Universidade, podendo se informar sobre os pormenores dos cursos, bem como das formas de acesso e das iniciativas de permanência estudantil da USP, e do mercado de trabalho.

O educador Herbert Alexandre João coordenou as atividades do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) na Feira, tendo representado a Unidade na comissão organizadora do evento. Segundo ele, das 17.570 pessoas que visitaram o local, milhares estiveram na tenda cultural onde aconteceram edições do Show da Física, compostas por demonstrações de experimentos geralmente apresentados durante o Programa Universitário por Um Dia, que periodicamente atrai visitas de alunos do ensino médio ao Campus USP São Carlos; duas mil visitaram o planetário itinerante do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CePOF/FAPESP); e centenas conheceram o EDUCADOR_HERBERT_ALEXANDRE_JOO_250estande do IFSC onde, além da exposição de instrumentos dedicados à explicação de alguns conceitos físicos, puderam conferir uma mostra com aparelhos desenvolvidos na Unidade, que exemplificaram as diferentes aplicações da física, como, por exemplo, na área da saúde, para a qual foram desenvolvidas metodologias para o tratamento de osteoartrose e onicomicose, baseado no uso de luz. Essa exibição, segundo Herbert, teve como finalidade mostrar que o empreendedorismo é também uma característica da física.

Outro propósito do estande foi a divulgação dos cursos oferecidos pelo Instituto (Bacharelado em Física, Bacharelado em Física Computacional, Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares e o curso interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas) e das PROF_DR_JOAO_RENATO_CARVALHO_MUNIZ_250oportunidades profissionais para físicos. De acordo com o Prof. Dr. João Renato Carvalho Muniz (IFSC/USP), geralmente a função do físico é o aspecto que mais intriga aqueles que visitam os estandes da Unidade, nas edições do evento. “O físico está em todos os lugares. Então, na verdade, é uma pergunta difícil de se responder. O físico faz muita coisa. Muita coisa”, explicou, citando a educação (níveis básico e superior), computação e a biologia, como alguns exemplos de áreas em que um físico pode atuar.

Na segunda-feira (22), as Profas. Dras. Manuela Vecchi (IFSC/USP) e Thaís Jordão (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC/USP) conversaram com dezenas de visitantes, a respeito da igualdade de gênero na ciência. PROFA_DRA_MANUELA_VECCHI_250Segundo a Profa. Manuela, ainda há um preconceito contra a atuação das mulheres na ciência e foi importante chamar a atenção dos jovens participantes, principalmente do público masculino, para que percebessem que essa questão é uma realidade não só brasileira. “As pessoas falam que esse preconceito não é uma verdade, porque não estão acostumadas a perceberem o que acontece aos seus redores”, disse ela: “Fatores culturais e sociais fazem com que o mundo tenha 50% de mulheres, mas que a ciência não seja feita por 50% de mulheres”.

Outros docentes do Instituto também participaram de sessões de bate-papo com os participantes. No dia 23, por exemplo, o Prof. João Renato apresentou uma palestra, em que falou sobre as formas de ingresso e as ações de apoio à permanência estudantil na USP, o IFSC e o mercado de trabalho.

Confira algumas imagens da 15ª edição da Feira:

1_ESTANDE_IFSC_2017_USP_E_PROFISSES_CAMPI_INTERIOR_500

2_ESTANDE_IFSC_2017_USP_E_PROFISSES_CAMPI_INTERIOR_500