1 de novembro de 2011

USP é a melhor da América Latina

A Universidade de São Paulo foi apontada em primeiro lugar no ranking de instituições de Ensino Superior da América Latina divulgado ontem, dia 4 de outubro, pelo centro QS World University Ranking, um centro especializado em informações e soluções acadêmicas.

As Universidades Brasileiras ocupam três dos dez primeiros lugares do ranking. Com os aumentos no investimento público em educação superior, o país conseguiu se destacar nos principais índices de avaliação do ranking, apresentando alta produtividade de pesquisa e a maior proporção de pesquisadores com doutorado. De fato, os investimentos do Brasil em educação entre os anos de 2000 e 2008 foram maiores do que os investimentos de qualquer outro país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os autores da pesquisa destacaram, ainda, o grande aumento no número de matrículas nas universidades brasileiras, que foi triplicado na última década.

Por este motivo, o Brasil dominou este ranking, posicionando 65 das suas instituições entre as 200 selecionadas para figurar na lista, quase o dobro do México, que situou 35 das suas universidades. A Argentina e o Chile tiveram 25 universidades listadas e a Colômbia, 21.

Na classificação das melhores universidades do mundo, publicada também pela QS neste ano, posiciona a USP em 169° lugar, o que significa uma melhora de 84 posições em relação ao ranking de 2010.

O diretor de pesquisa do QS, Ben Sowter, afirmou em entrevista à agência espanhola EFE que o ritmo de alto nível do ensino superior será crucial para o desenvolvimento do Brasil, e ressaltou que a Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento do mundo, previu que a economia do país, a sétima no mundo, será superior à do Canadá, França, Grã-Bretanha e Alemanha nos próximos 20 anos.

Veja o desempenho das principais universidades brasileiras no ranking das melhores América Latina 2011/2012:

1 – Universidade de São Paulo (USP) – 100.0

3 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 94.7

10 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 79.1

11 – Universidade de Brasília (UnB) – 78.2

14 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 75.2

15 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – 73.5

16 – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – 72.6

19 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 70.1

28 – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – 61.1

31 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – 59.6

33 – Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) – 58.8