22 de março de 2020

USP cria rede colaborativa de laboratórios para diagnóstico de coronavírus

A Universidade de São Paulo está colaborando intensamente com as autoridades sanitárias para o desenvolvimento de estudos que levem a um melhor conhecimento da atuação do coronavírus e combatê-lo adequadamente.

Na última quinta-feira, 19 de março, foi criada uma rede colaborativa da USP para auxiliar nos diagnósticos do coronavírus, incluindo laboratórios de 17 Unidades da Universidade, com a colaboração de um grande número de voluntários.

Os trabalhos da Rede Colaborativa da USP serão coordenados pelo Prof. Dr. Roger Chammas,  titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), na qualidade de Coordenador, e pelo Prof. Dr. Luís Carlos de Souza Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas ( ICB), na qualidade de Vice-Coordenador.

Para o Prof. Chammas “É muito tocante ver como os pesquisadores da USP são solidários nesse momento, e estou convencido de que estamos fazendo o melhor possível”.

“Estamos trabalhando para ajudar nossos hospitais a lidar com o desafio do diagnóstico rápido e seguro para a Covid-19”,  reforça o Prof. Ferreira, do ICB.

A colaboração da USP inclui, ainda, a disponibilização de leitos hospitalares para a instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), equipamentos e recursos humanos para a realização de testes laboratoriais para detecção da doença.

Além disso, vários docentes da Universidade têm assento na Comissão de Contingência do Estado de São Paulo, que orienta o combate à pandemia no Estado.

Acompanhe as ações internas e externas da USP em coronavirus.usp.br

(Com informações do Jornal da USP)