19 de outubro de 2016

A conquista do “Prêmio Melhores Universidades – 2016”

A Universidade de São Paulo acaba de conquistar o Prêmio Melhores Universidades – 2016, na área de ensino superior público, promovido pelo Guia do Estudante, USP_LOGO_MODERNOpublicação que, recentemente, também classificou os cursos de Física do IFSC/USP com cinco estrelas (nota máxima).

Já na 12ª edição do prêmio, o Guia do Estudante tem se preocupado, ao longo dos anos, em classificar e pontuar as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil – públicas e privadas – e aquelas que mais se destacaram em oito áreas do conhecimento.

Embora o déficit orçamentário vivido pela USP tenha gerado uma grave crise interna, o certo é que a Universidade de São Paulo continua figurando, com destaque, como uma das grandes universidades do mundo, mantendo-se entre as cem instituições de ensino superior com melhor reputação acadêmica do mundo no levantamento feito pela organização britânica Times Higher Education (THE).

Da mesma forma, o QS World University Ranking by Subjects, divulgado em março deste ano, classificou a USP entre as duzentas universidades mais bem avaliadas do mundo, melhor resultado da instituição desde 2010, quando a relação começou a ser publicada no formato atual, onde são analisados os níveis de pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização.

A inclusão social é encarada pelos responsáveis da USP como a preocupação mais latente, sendo que a adesão ao SISU (Sistema de Seleção Unificado) para 21% das vagas dos cursos de graduação a partir do Vestibular 2017, bem como o aumento do número de vagas reservadas para alunos provenientes da rede pública de ensino, devem contribuir para isso, sendo que esses Sistema tem a vantagem de transformar a USP em uma universidade do Brasil, não restrita ao estado de São Paulo e região, segundo apreciação feita pelo Pró-Reitor de Graduação da Universidade, e docente do IFSC/USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, no site do Guia do Estudante.

Contudo, para este responsável, outro desafio é fortalecer a inserção da universidade na comunidade global. Para isso, uma das metas é aumentar sua internacionalização, estreitando relações com universidades e instituições de pesquisa de outros países, a exemplo do que aconteceu no decurso deste ano, em que foram assinados 904 convênios com instituições estrangeiras para intercâmbio de alunos, o que significa um acréscimo de 12% em relação a 2015.

Com esse objetivo, o Conselho Universitário da USP autorizou que cada unidade de ensino possa oferecer disciplinas optativas livres em línguas estrangeiras nos seus cursos, uma decisão que, segundo Hernandes, “é uma mudança de paradigma e faz com que a USP dê um passo importante para a modernização do ensino de graduação, fortalecendo seu processo de internacionalização”.

Confira AQUI o quadro classificativo.