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19 de fevereiro de 2021

USP – 46 propostas de consórcios acadêmicos foram selecionadas para 2021

A Pró-Reitoria de Graduação selecionou 46 projetos para a formação de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG). Os projetos devem ser executados durante o ano de 2021.

O consórcio acadêmico é uma associação de docentes de diferentes cursos e campi da Universidade, criado para desenvolver atividades integradas, em todas as áreas do conhecimento, com impactos diretos na formação diferenciada dos estudantes.

Ao todo, serão investidos R$ 3 milhões, sendo o valor máximo para cada CAEG de R$ 120 mil. Os recursos poderão ser utilizados em material de consumo, equipamentos, diárias de docentes, despesas de mobilidade e bolsas de estudo para estudantes de graduação e de pós-graduação.

“É importante ressaltar a grande adesão dos docentes a esse programa, que visa à excelência do ensino de graduação em diferentes vertentes: inovação e integração docente, avaliação, inclusão e formação de professores para a Educação Básica. As 49 propostas que foram submetidas mostram que houve uma grande integração de diferentes cursos, departamentos, unidades e campi da Universidade”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Dos 46 projetos aprovados, 32 são da categoria “Inovação e integração docente no Ensino de Graduação”; seis são da categoria “Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação”; três da categoria “Avaliação e monitoramento da política de inclusão e ingresso na USP”; e cinco da categoria “Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030”.

Para a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Vitória Lopes Badra Bentley, “os CAEGs aprovados inserem os estudantes de graduação em um contexto multi, inter e transdisciplinar, que vai além de seus cursos e unidades. Em alguns casos, trarão aos estudantes experiências de diferentes campi da USP e instituições externas”.

Ensino Inovador

O propósito dos consórcios acadêmicos é fortalecer parcerias de integração dentro da Universidade e promover o compartilhamento de recursos humanos, infraestrutura, conhecimento e experiências bem-sucedidas no ensino de graduação.

Outra característica é o caráter multidisciplinar, que deve enfatizar a importância de tratar de forma integrada os temas relacionados ao ensino de graduação, inserindo os estudantes em um contexto inter ou transdisciplinar.

Os CAEGs devem ser compostos de unidades de diferentes campi da USP e atuar em uma das quatro áreas:

-Inovação e integração docente no Ensino de Graduação: compartilhamento de experiências de ensino no formato híbrido e em disciplinas de caráter específico para a formação de professores.

-Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030: ações inovadoras no projeto pedagógico dos cursos de licenciatura e elaboração de pesquisas aplicadas aos Ensinos Fundamental e Médio.

-Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação: ferramentas ou indicadores para avaliar a qualidade do ensino oferecido nos cursos de graduação da USP.

-Política de inclusão e o ingresso na USP: estratégias, recursos ou ferramentas para diferenciar e promover a política de ingresso na Universidade.

Confirma a lista das propostas selecionadas:

Inovação e integração docente no Ensino de Graduação

-Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão (FEA, FEARP, EACH, ESALQ);

-Aprendendo e transformando: ensino de graduação vinculado à extensão universitária interdisciplinar e empreendedora (Piloto via Projeto Periferia Livr@) (FEA, ECA, FFLCH, FE, IP, Poli, ICMC);

-Construção e estruturação de disciplinas, visita técnica anual e material didático – roteiros urbanos e trilhas e caminhadas de longa distância (educação, lazer e turismo) (EACH, FAU, FFCLRP);

-Modelo híbrido de ensino presencial e remoto entre cursos de graduação de Exatas envolvendo áreas aplicadas à Medicina e à Biologia (FFCLRP, FMRP, EESC, IFSC);

-Interpretação de Exames Laboratoriais para a Área da Saúde (ICB, EE, FMRP, FFCLRP);

-Utilização de ferramentas digitais, gaming e aprendizagem baseada em problemas (ABP) no ensino híbrido de Biologia do Desenvolvimento (ICB, IB, EACH, FMRP, FCFRP)

-Prospecção do conhecimento e mineração da informação no ensino de graduação: uma integração entre as Engenharias de Minas e de Petróleo com as Geociências (EP, IGc, UFPA, UNIFESSPA)

-Pró-Pescado – ensino prático para produção de alimento saudável (IO, FMVZ , IB, ICB, CEBIMar);

-A Transdisciplinaridade Integrando Tecnologias, Ciências do Trabalho, Fatores Humanos e Sustentabilidade (EEL, FAU, EACH, FSP, FM, EP, FFCLRP);

-Unindo Competências e Habilidades em Sistemas de Informação e Administração de Negócios a partir da Criação e Execução de Projetos Integradores Interdisciplinares (ICMC, FEARP);

-Do Acolhimento à Mentoria: Formação de docentes para o desenvolvimento de estratégias de adaptação e competências socioemocionais em alunos de graduação (FFCLRP, FEARP, ICMC, EESC);

-Inovação no ensino de processos industriais farmacêuticos e biotecnológicos na era da indústria 4.0: uma abordagem multidisciplinar e interinstitucional (FCFRP. EP, FM, FCF, Instituto Butantan, FFCLRP, Universidade Nacional del Litoral, Argentina, Super Parque – In Situ Terapia Celular – Startup, Hemocentro de Ribeirão Preto, UNB, Unicamp);

-Formação interprofissional sobre segurança do paciente na graduação e sua interface com o Plano de Ação 2021-2030 da Organização Mundial de Saúde (EERP, FCFRP, FFCLRP, FORP, EEFERP, FMRP);

-“1 + 1 + 1 = 4”: orquestrando USP, desenvolvimento sustentável e combate à desinformação (ICB, IQ, FMVZ, FCF, FFLCH, ECA, IME);

-Microbioma Humano: Interfaces com a Prática Clínica (FORP, FOB, FMRP, FCFRP, EERP, EEFERP, UFRJ, IFRJ, University of Michigan);

-Laboratório de Simulações e Desenvolvimento de Habilidades Práticas Baseadas em Problemas para Ensino-Aprendizagem em Medicina Veterinária (FMVZ, FZEA);

– Pedagogia DIGITAL (FEARP, FEA, FO, FI, EP, FSP);

-Consórcio IAU/FAU para o uso de ferramentas inovadoras no ensino de conforto ambiental (IAU, FAU);

-Compreendendo a cidade em suas múltiplas dimensões: planejamento, finanças públicas e direito (FAU, EACH, FD, IAU);

-Empreendedorismo em Ciências da Vida – Integrando o Conhecimento para o Futuro (FFCLRP, IB, ICB, EP);

-CAEG AgroBotics: Engenharias Integradas para o Desenvolvimento do Setor Agropecuário Brasileiro (EESC, ESALQ, FZEA);

-Laboratório de Inovação e Empreendedorismo (FEA, EACH, EP, FAU, FM, FEARP, EESC, FZEA);

-Uma proposta de ensino híbrido para a disciplina Análise Real (IME, ICMC, FFCLRP, EP, IF);

-Práticas de Leitura e escrita acadêmicas (PLEA) (FFLCH, EACH, FDRP);

-Implantação e Avaliação de Simulador de Anestesia Odontológica com Realidade Virtual (RV) (FOB, EP, EACH, FO, FORP);

-Inovação no Ensino de Graduação através da Integração entre os cursos de Bacharelado em Química do DQ-FFCLRP e IQSC (FFCLRP, IQSC);

-Formação interprofissional na atenção primária à saúde: inovação e integração entre universidade, serviço e comunidade (FMRP, FORP, FCFRP, FFCLRP, EEFERP, EERP);

-Consórcio Integrado para Excelência do Aprendizado de Medicina – CIEAM (FM FOB, FM, FMRP, ICB);

-Formação socioambiental na graduação: ações interdisciplinares para a construção da cultura da sustentabilidade (IB, IGc, IO, IEA, IEE, ESALQ, FFCLRP);

-Inovação e políticas sociais: integração de conhecimentos na formação interdisciplinar no território (FE, FSP, EE);

-SimuLab USP: Simulações e Jogos como Instrumentos de Ensino de Graduação (FEA, IRI, Museu do Ipiranga, EACH, ESALQ, FZEA, IQSC, EEL, FEARP, FD, OSUSP, ECA);

-Fortalecimento da Educação interprofissional na Universidade e na rede de atenção em saúde do Sistema Único de Saúde (EE, FM, EEFE, EACH, FCF, FMVZ, FO, FSP, IP, HU e Centro de Saúde Escola Butantã);

-Integrando as engenharias USP para excelência no ensino (EESC, EEL, POLI);

-Programa de ensino dirigido de neurologia para alunos de medicina no internato (FMRP, FM);

 

Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação

-Avaliação Formativa de Habilidades Clínicas na Área da Saúde: Modelagem e Desenvolvimento Interdisciplinar de Protótipo Híbrido com o emprego de Tecnologias Digitais, envolvendo Medicina, Enfermagem, Odontologia, Artes Cênicas e Engenharia (FO, FM, EE, ECA, POLI);

-Avaliação dos alunos e pelos alunos como parte do processo pedagógico (EP, IME, IF);

-Consórcio do teste de progresso: Colaboração Interinstitucional para Avaliação, Qualificação e Fortalecimento da Formação em Enfermagem (EERP, EE, FMRP);

-Laboratório de Avaliação Integrada da Formação Profissional em sua Totalidade (EEFE, EP, FFLCH, EACH);

 

Avaliação e monitoramento da política de

inclusão e ingresso na USP

-Promoção da Inclusão Feminina nos Cursos Superiores de Computação da USP (IME, ICMC, EACH);

-Vem Pra USP Fase 3 (IQ, EACH, IF, EEFE);

-Construindo uma política interdisciplinar de acolhimento dos estudantes cotistas na FFLCH/USP (FFLCH);

 

Formação de professores para a Educação Básica

no cenário 2030

-Ensino, Aprendizagem e Neurociência (FMRP, IP, IME, FFCLRP);

-O CANTEIRO como ESCOLA e o NOVO ENSINO MÉDIO – Programa de Formação de Estudantes do Ensino Médio em Tecnologias Construtivas de Baixo Carbono – São Carlos/SP (Canteiro Escola TCBC) (IAU, EESC, FAU);

-Licenciaturas em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Química: espaços formativos integrados (FFCLRP, ESALQ);

-Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP): parceria entre espaços formais e não formais na formação de professores (IQSC, ESALQ, IFSC, FFCLRP);

-A questão de gênero na formação de professores para a Educação Básica: um olhar transdisciplinar (EEFE, FE, IME);

(In: Jornal da USP / Erika Yamamoto)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

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Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
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