13 de janeiro de 2022

UNICAMP – 2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos

Estão abertas até o dia 31 de deste mês as inscrições para o “2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos”, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog – UNICAMP.

O Prêmio, criado em 2020, tem origem na convicção sobre a importância de se renovar o compromisso da universidade com a defesa, direta ou indireta, dos direitos humanos das gerações do presente e do futuro. Ele assume publicamente a necessidade de criar e difundir conhecimentos, de todas as áreas, capazes de proteger e promover a dignidade da vida e de todas as formas de existência. A premiação das pesquisas sintonizadas com esses princípios visa reconhecer, a cada ano, a importância desse pacto entre a universidade pública e a sociedade.

As diretrizes do Prêmio permitem que numerosas pesquisas se engajem nessa pauta. Estão alinhadas com o Prêmio pesquisas compatíveis com o respeito à dignidade e à sustentabilidade da vida, renovando o direito da comunidade do planeta de ser, existir e cumprir suas funções nos processos de constante transformação.

Também são candidatas aquelas engajadas com a superação de todas as formas de desigualdade e com o desenvolvimento de práticas, técnicas e conceitos comprometidos com a preservação e reprodução da vida. Pesquisas que apoiam a formação de profissionais comprometidos com a vida digna, com a mudança social e com a preservação dos recursos naturais e culturais essenciais à existência plena das gerações do presente e do futuro também estão no perfil do Prêmio.

Pesquisas, ainda, que incentivam o respeito mútuo, a empatia, a cultura de paz, a equidade, o diálogo, as práticas de solidariedade local e global, voltada às necessidades dos mais vulneráveis e pautada pela responsabilidade compartilhada, também concorrem a esse Prêmio.

Dessa forma, não se trata de premiar pesquisas sobre direitos humanos, mas aquelas comprometidas com os direitos humanos, com o direito da comunidade do planeta em ser e existir plenamente. Ele assume, portanto, como desejável e plenamente possível que esse compromisso com a vida plena, digna e justa esteja presente em todas as áreas do conhecimento.

Esta segunda edição do prêmio acolhe candidaturas de pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, concluídas em 2021, de todas as instituições públicas de ensino e pesquisa com sede no estado de São Paulo. São cinco categorias premiadas:

*Ciências exatas, engenharia e tecnologia;

*Ciências biológicas e da saúde;

*Ciências humanas, sociais e econômicas;

*Artes, comunicação e linguagem;

*Educação.

As informações estão disponíveis no Edital DeDH nº 02/2021, no site da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (VER AQUI)

Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais: @odh.unicamp e @vladimirherzog.