5 de novembro de 2019

Uma simples lágrima informa níveis de glicose ou álcool no sangue

No último mês de setembro demos destaque aqui, em nosso website, de um trabalho de pesquisa realizado na Universidade de Califórnia – San Diego (EUA), que teve a participação da pesquisadora do IFSC/USP, Laís Brazaca, no decurso de seu doutorado “sanduíche” realizado entre julho de 2017 e abril de 2018, financiado pela FAPESP e sob coordenação do Prof. Joseph Wang.

Esse trabalho verteu sobre a criação de óculos que, em contato com uma lágrima podem, em um futuro próximo, medir os níveis de glicose, álcool e/ou vitaminas presentes no sangue, sendo que os resultados dessa medição são processados em tempo real e transmitidos por bluetooth para seu computador, ou mesmo celular.

Com a intenção de aprimorar e compartilhar os avanços sobre biossensores para o diagnóstico médico, trabalho que vinha desenvolvendo no Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano/IFSC), liderado pelo Prof. Valtencir Zucolotto, Laís se confrontou na Universidade de Califórnia – San Diego com uma linha de pesquisa diferente – a área de microfabricação, que possui como um de seus focos o desenvolvimento de plataformas inovadoras que permitem a análise de poucos microlitros de amostras, de forma simples e portátil, onde se inclui a pesquisa acima citada.

Muitos leitores se mostraram interessados em saber mais sobre esta pesquisa, motivo pelo qual a pesquisadora Laís Brazaca aceitou o convite para ser entrevistada no programa “Na Fronteira do Conhecimento” (TV USP/CEPOF – Canal 10 da Net São Carlos), onde explicou detalhadamente todo o processo.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista.