12 de maio de 2017

Uma introdução à Teoria Geral da Relatividade

O Prof. Dr. Eduardo Ernesto Castellano, do Grupo de Cristalografia do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), participou do Colloquium diei em 12 de maio, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), tendo apresentado a palestra Uma introdução à Teoria Geral da Relatividade e algumas de suas fascinantes consequências.

A Teoria da Relatividade Geral foi proposta por Albert Einstein em 1915, tendo sido “ressuscitada” em 1960, a partir do surgimento de novas ferramentas e tecnologias, como satélites e computadores. Prêmio Nobel de Física em 1979, o cientista Steve Weinberg disse que, hoje, um aluno de pós-graduação sabe mais sobre a Relatividade Geral do que o próprio Einstein sabia.

Nesse colóquio, o Prof. Castellano apresentou EDUARDO_CASTELLANO_250resultados da Teoria, suas predições “fascinantes” e sua verificação experimental, e abordou a estrutura matemática relacionada à proposta de Einstein.

Livre-Docente na USP desde 1978, Eduardo Castellano graduou-se e doutorou-se em física pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina), tendo desenvolvido o pós-doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra).