27 de agosto de 2018

“Ultrafast synthesis of ceramic powders promoted by electric”

Em mais um seminário realizado pelo Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Materiais Cerâmicos (NaCA), ocorrido no dia 24 de agosto, a doutoranda na área de Desenvolvimento, Caracterização e Aplicação de Materiais – Ciência e Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC / USP), Everlin Carolina da Silva, sob a orientação do Prof. Jean Claude M’Peko (IFSC/USP), apresentou o trabalho subordinado ao tema Ultrafast synthesis of ceramic powders promoted by electric, um tema que vai ao encontro da afirmação que a síntese e sinterização são tópicos em que os esforços contínuos dos cientistas de materiais são preponderantes para permitir a produção de cerâmica com características melhoradas para diferentes aplicações em dispositivos eletroeletrônicos.

Reduzindo os custos de processamento de materiais, a otimização de fabricação foi um dos temas de interesse primário e de constante pesquisa no século passado. Com exemplos fornecidos em TiO2, Everllin mostro em sua apresentação que a síntese de materiais pode ser acelerada pelo uso de campos elétricos, resultados que podem ser conseguidos em tempos e temperaturas reduzidas. Este é um procedimento de processamento de materiais inovador e econômico que pode ser usado para garantir a produção de nanopós de alta qualidade.

Everlin apresentou e lançou a discussão sobre os efeitos da força de campo e densidade de corrente na taxa de síntese e tamanho médio de partículas.