10 de agosto de 2022

Tratamento do IFSC/USP comprova eficácia de novas tecnologias – Olfato e paladar recuperados

Prof. Vitor Hugo Panhóca

A continuidade dos tratamentos realizados a pacientes com sequelas odontológicas provocadas pelo COVID-19, principalmente nas áreas de perda de paladar e olfato, tem trazido aos pesquisadores do IFSC/USP um número elevado de indicações do sucesso desses protocolos, trazidos por inúmeros resultados.

O mais recente resultado foi constatado pelo tratamento que foi feito a Luiza Helena (60), moradora em Ribeirão Preto, que testou positivo para COVID-19 em abril de 2020, sendo que desde então apresentava confusão e/ou alteração no olfato e paladar.

Com a continuação prolongada desses sintomas, Luiza decidiu, no dia 1º de junho de 2022, submeter-se a uma avaliação na Unidade de Terapia Fotodinâmica, na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, tendo os pesquisadores do IFSC/USP diagnosticado  Parosmia (distorção dos odores) e Parageusia (distorção dos sabores) como sequelas do COVID-19. Na avaliação inicial feita pelos pesquisadores, a paciente relatou ter apenas uma sensibilidade de cerca de 1% em relação ao olfato e de 2% em relação ao paladar, tendo sido decidido aplicar 15 sessões do tratamento, sob a coordenação do pesquisador do IFSC/USP, Prof. Vitor Hugo Panhóca.

“Ao final da 4º sessão, Luiza Helena relatou estar com 60% em relação a melhoras do paladar e 40% em relação ao olfato, enquanto que poucos dias depois, na 8º sessão, a sensibilidade em relação ao olfato chegou aos 70%, enquanto que em relação ao paladar a paciente relatou 80%. Já na 15ª e última sessão, a paciente relatou a completa recuperação de olfato e paladar (100%), confirmando-se esse diagnóstico sete dias após a conclusão dos tratamentos, durante a reavaliação que foi feita”, comemora o pesquisador responsável pelos tratamentos.

Este é mais um resultado que confirma a eficácia deste tratamento que utiliza a laserterapia internasal e intrabucal  (no dorso e na lateral da língua) para a recuperação de olfato e paladar.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP