4 de dezembro de 2014

Topological insulators and quantum spin liquids

Na mais recente edição do Journal Club, que ocorreu na manhã do dia 04 de dezembro, na Sala F-210 (IFSC-USP), o pesquisador Willian Massashi Hisano Natori, do Instituto de Física de São Carlos, apresentou o seminário Topological insulators and quantum spin liquids.

Willian300O estado topológico da matéria é um termo utilizado para designar fases de matéria com diferentes origens físicas, como, por exemplo, o Efeito Hall Quântico (QHE), os Isoladores Topológicos (TI), bem como os Líquidos Quânticos de Spin (QSL). Devido às diferenças entre esses campos, os pesquisadores encontram dificuldades em relacioná-los. No entanto, esse desafio é possível e já foi comprovado através das recentes conexões encontradas entre esses estados, que abriram novos caminhos para pesquisas envolvendo fases topológicas. Assim, em sua palestra, Willian abordou modelos de forte ligação que suportam fases de QSL e TI, tendo revisado um projeto sobre fases topologicamente não-triviais.

Willian Massashi possui graduação em Engenharia Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desde 2013, trabalha como doutorando no Instituto de Física de São Carlos, sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Gonçalves Pereira, do Grupo de Física Teórica do IFSC-USP. Willian, que realizou projetos de iniciação científica em Eletrônica Orgânica e em Teoria do Funcional da Densidade durante sua graduação, tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e em pesquisas envolvendo líquidos de spin, utilizando o Método de Monte Carlo Variacional, modelos de Kitaev e matriz gama, e férmions de Majorana. Em sua atual pesquisa, ele tem explorado as conexões entre líquidos de spin e isolantes topológicos.