18 de novembro de 2016

Testes com a “pílula do câncer”

O Prof. Dr. Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ/UNICAMP), participou do Colloquium diei que ocorreu em 18 de novembro, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), no qual apresentou a palestra Caracterização e síntese química dos componentes das cápsulas de fosfoetanolamina sintética para o MCTI.

Em novembro de 2015, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) convocou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), para participar das etapas de caracterização e síntese química da fosfoetanolamina sintética, substância que ficou popularmente conhecida como “pílula do câncer”.

Os testes, que compreenderam a caracterização dos componentes das cápsulas e a síntese química de cada componente isolado, foram desenvolvidos no Laboratório de Química Orgânica Sintética (LQOS/IQ/UNICAMP), que é coordenado pelo Prof. Dias, que, no Colloquium diei em questão, apresentou os resultados obtidos pelo seu laboratório.

Em 1988, Dias graduou-se em Química pela LUIZ_CARLOS_DIAS_250Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo, em 1993, concluído o doutorado em Química e, em 1995, o pós-doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente ele é Professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP, onde atua desde 1992, com ênfase nas áreas de síntese total de compostos bioativos, controle da estereoquímica relativa em sistemas acíclicos e química teórica.